Ouvidoria da Câmara de Parintins alerta para a violência dentro e fora das escolas

por Mayara Carneiro publicado 21/08/2025 13h13, última modificação 21/08/2025 13h13
Por meio do projeto "Parada Obrigatória", a Ouvidoria vem atuando diretamente nas escolas públicas, promovendo rodas de conversa, escuta ativa e orientação aos estudantes sobre os seus direitos e deveres.
Ouvidoria da Câmara de Parintins alerta para a violência dentro e fora das escolas

Ouvidora Iacy Castro

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Parintins alerta para o grave problema dos atos violentos entre alunos dentro e fora do ambiente escolar do município de Parintins. A violência física, verbal ou psicológica entre estudantes não é brincadeira, é crime e precisa ser enfrentada com seriedade. 

Por meio do projeto "Parada Obrigatória", a Ouvidoria vem atuando diretamente nas escolas públicas, promovendo rodas de conversa, escuta ativa e orientação aos estudantes sobre os seus direitos e deveres. "Estamos construindo espaços de diálogo e conscientização para fortalecer a cultura da paz, do respeito e da empatia", destaca a Ouvidora Iacy Castro. 

Atenção: alunos que cometem agressões podem sofrer punições disciplinares dentro do ambiente escolar e, dependendo da gravidade do ato, responder judicialmente, inclusive com encaminhamento ao Conselho Tutelar, Ministério Público e Vara da Infância e Juventude. Os responsáveis legais também podem ser responsabilizados. 

A escola deve ser um ambiente de aprendizado, acolhimento e segurança, e todos nós temos um papel nessa construção. O silêncio e a omissão também matam. Denuncie. Participe. Respeite. 

A Ouvidoria está aqui para ouvir e agir. 

📍Câmara Municipal de Parintins 

📧 ouvidoria@parintins.am.leg.br

📞 92 99436-6001