Ouvidora da Câmara Municipal de Parintins participa de mesa redonda internacional sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável

por Raíssa Costa — publicado 17/07/2023 09h36, última modificação 17/07/2023 09h36 Departamento de Comunicação e Imprensa

A Ouvidora da Câmara Municipal de Parintins, Suzan Monteverde, teve a oportunidade de participar de uma mesa redonda online nesta sexta-feira, 14, promovida pela Edge and Story. Essa instituição de consultoria é especializada em avaliação, política, pesquisa e estratégia para cultura e desenvolvimento sustentável. O objetivo principal do evento foi reunir profissionais e artistas de diferentes partes do mundo para compartilhar ideias e perspectivas sobre o potencial da cultura no processo de construção de um futuro mais sustentável.

A mesa redonda foi realizada como parte do projeto de pesquisa chamado "The Missing Pillar II" (O Pilar Perdido - A Contribuição da Cultura para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU), conduzido pelo British Council em parceria com a Edge and Story. Nesse projeto de pesquisa, a instituição mergulha no discurso recente para descobrir tendências, examinar as evidências disponíveis e criar protótipos para o futuro da cultura na agenda pós-2030, em colaboração com partes interessadas selecionadas.

Suzan Monteverde representou a Cultura do Boi Bumbá de Parintins durante a mesa redonda e compartilhou informações sobre as práticas culturais, iniciativas locais, seus impactos e a relação com o desenvolvimento sustentável, além do fortalecimento das manifestações culturais. Os insights e conhecimentos discutidos nesse encontro serão incorporados ao projeto de pesquisa, que tem previsão de publicação antes da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU - COP28, em outubro de 2023. "Participar desses debates como representante da Câmara Municipal nos permite compreender como outras iniciativas com vínculo forte com manifestações culturais estão trabalhando suas políticas públicas diante da situação climática mundial. Essa troca de informações nos conecta a várias reflexões e perspectivas para Parintins", explicou Suzan Monteverde.