No Dia Nacional do Surdo, Márcia Baranda solicita contratação de intérpretes de libras para as sessões da Câmara Municipal como forma de inclusão

por Mayara Carneiro publicado 26/09/2023 14h05, última modificação 26/09/2023 14h05 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Nesta terça-feira (26/09), a vereadora Márcia Baranda (MDB) solicitou à Câmara Municipal de Parintins a disponibilização de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nas ações deste Parlamento.

A vereadora parabenizou a Mesa Diretora da Casa pelos avanços realizados até o momento, mas ressaltou a necessidade de garantir que todas as informações sejam acessíveis a todos os cidadãos, incluindo aqueles que utilizam a LIBRAS como meio de comunicação.

"No Brasil, a LIBRAS é reconhecida por leis como um meio legal de comunicação e expressão dos surdos, portanto, não ter um profissional nesta casa configura o descumprimento das leis que asseguram o direito a inclusão, sobretudo, acesso a informação", disse a parlamentar.

A indicação propõe a presença de intérpretes de LIBRAS nas sessões ordinárias, extraordinárias e especiais da Câmara Municipal. Márcia Baranda acredita que essa medida é fundamental para promover a participação plena de todas as pessoas, independentemente de suas necessidades de comunicação.