No Caps AD, Mateus Assayag celebra memória e legado do Médico Renato Menezes

por Mayara Carneiro publicado 15/10/2021 14h20, última modificação 15/10/2021 14h20 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Júnior Preto Juju
O espaço, de acordo com Mateus, será fundamental no tratamento e reabilitação psicossocial de pessoas dependentes de álcool e outras drogas, bem como sua reinserção no âmbito familiar e social.

Com a finalidade de assegurar um tratamento especializado às pessoas com dependência química e alcoólica, foi inaugurado no dia 14 de outubro o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - Caps AD Dr. Renato Menezes. Localizado na Comunidade do Parananema, o local foi entregue à população parintinense pelo Prefeito Bi Garcia e Senador Omar Aziz (PSD). O Presidente da Câmara Municipal de Parintins, Vereador Mateus Assayag (PL), participou da solenidade de inauguração e ressaltou que o investimento fará de Parintins referência no tratamento de dependentes químicos. 

Em seu discurso, Mateus celebrou a memória e exaltou o legado do Médico Renato Menezes, evidenciando o cuidado dele com o povo parintinense. “Humilde, sempre muito atencioso e acolhedor, dentre tantas outras qualidades, o amigo e Dr. Renato era um grande entusiasta deste projeto para tratamento de dependentes químicos, e tenho certeza que este centro, que leva o seu nome, será de grande importância social para as famílias parintinenses, e vai salvar muitas vidas, assim como o Dr. Renato salvou”, comentou. 

Assayag destacou também participar de todos os processos de implantação desta importante obra, desde o planejamento e elaboração dos projetos, ordem de serviço, fiscalização do andamento dos trabalhos e entrega ao povo de Parintins. O espaço, de acordo com o parlamentar, será fundamental no tratamento e reabilitação psicossocial de pessoas dependentes de álcool e outras drogas, bem como sua reinserção no âmbito familiar e social. 

O Prefeito Bi Garcia, articulador do investimento, ressaltou que o Caps AD faz parte do processo de fortalecimento do sistema de saúde instalado no município. Segundo ele, a inauguração do centro é a realização de um sonho do Doutor Renato. “Escrevemos um novo momento na história de Parintins e o nome do Dr. Renato Menezes, dessa lenda que tratou e curou muita gente, está cravado na eternidade”, afirmou Bi. 

Com recursos oriundos de sua emenda parlamentar, o Senador Omar Aziz enalteceu que a homenagem destaca o grande legado do Médico Renato Menezes, afirmando que o profissional de saúde fazia aquilo que é mais nobre no ser humano: tratar das pessoas. Aziz ainda falou da importância da atuação dos profissionais que vão trabalhar no Caps AD de Parintins, citando psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, entre outros. “O que deixa o coração de uma mãe tranquilo, é saber que o filho está sendo tratado por essas pessoas”, disse. 

Emocionada, a Professora Maria José Menezes, esposa de Dr. Renato, agradeceu a todos pela homenagem. “Quero agradecer, em nome da minha família, essa grande homenagem, a qual representa pra nós o que o Renato foi, como médico, como pessoa, uma pessoa simples, que gostava do interior, um homem sonhador, que gostava do povo. O Renato tinha um coração imenso, se dedicava muito à medicina. Eu sei que ele está aqui, e eu só tenho que agradecer e tenho certeza que essa obra vai representar muito para o povo de Parintins”, afirmou a Professora. 

O Caps AD oferecerá acolhimento e atendimento diário a homens e mulheres que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.