Nery Ioshii, idealizadora do “Projeto Liberdade”, recebe homenagens da Câmara de Parintins

por clely — publicado 02/09/2019 09h41, última modificação 02/09/2019 09h41 Texto: Clely Ferreira e Karine Nunes / Foto: Simone Brandão
Solidariedade e exemplo de amor ao próximo definem Nery Pantoja Yoshii, idealizadora do Projeto Liberdade”. O projeto completou 15 anos de existência na segunda quinzena deste mês de agosto e visa a integração de crianças, adolescentes, jovens e adultos à prática esportiva, lazer e formação cidadã. Por isso, não se restringe a um campo de futebol.. Em reconhecimento a este trabalho social voluntário, dona Nery foi homenageada pela Câmara Municipal de Parintins.

Em Sessão Especial Itinerante, a solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira  (30), na Sede da Associação de Moradores do Itaúna II. A cerimônia foi comandada pela vereadora Vanessa Gonçalves  (PROS), autora da propositura.

Voluntários do projeto como a médica Raysa Paulain, o delegado da Polícia Civil Adilson Cunha, o Advogado Juscelino Manso e professora Rosene Filgueira compuseram a Mesa de Autoridades, juntamente com o  controlador e representante do Poder Executivo Municipal no ato, sr. Harald Dinelly, vereadora Vanessa, vereador Gelson (PSD) e o vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Tião Teixeira (PTB).

Em suas oratórias todos foram enfáticos em reconhecer que Nery presta um grande serviço para sociedade parintinense com prevenção à criminalidade e que a atividade faz parte de sua rotina, bem como destacar a necessidade de potencializar mais ações como esta. Ressaltaram ainda a relação familiar que a homenageada tem com cada membro do projeto. O respeito a esta mulher ficou evidente com a voz de comando com os integrantes do projeto que estavam presentes na Sessão.

"Precisamos mostrar para a sociedade as pessoas boas de bom coração". Assim, Vanessa entregou Moção de Aplausos à Tia Nery e reiterou a generosidade da mentora do grupo, bem como seus colaboradores, que transformam a vida de dezenas de cidadãos em Parintins.

Tia Nery recordou momentos difíceis em sua trajetória, principalmente problemas de saúde. Emocionada, lembrou a força vinda da alegria e esperança dos jovens do projeto. Sobre sua luta, ressaltou a vontade de fazer o bem. "Eu tenho amor no meu coração e quando você descobre isso, você se torna um gigante", declarou.

O projeto começou com 18 pessoas e hoje atende 120. Nery compartilhou o sonho e luta para construção de uma sede própria para disponibilizar cursos preparatórios para o mercado de trabalho e a vontade de, por meio deles, oportunizar o primeiro emprego aos jovens.

O vice-presidente da Câmara declarou que tinha ouvido falar da ação, porém, vendo as matérias e ouvindo os depoimentos pode entender “o porquê da propositura”. Definiu como “algo sublime” o projeto que “tem feito a diferença na vida de crianças e jovens”. O parlamentar destacou a importância do momento para dar visibilidade à grandeza do projeto para que mais pessoas possam contribuir e ainda reconhecer a atitude generosa de pessoas como dona Nery.