Nêga Alencar tem aprovação da Câmara Municipal para cobrar prestação de contas do dinheiro ao combate à pandemia

por clely — publicado 08/06/2020 20h45, última modificação 09/06/2020 07h34
A segunda aprovação de Nêga Alencar é referente a solicitação para a Prefeitura Municipal de Parintins, por meio do setor técnico de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realize o levantamento geral das principais demandas de infraestrutura do Bairro da União

A vereadora Nêga Alencar (PSC) teve mais uma vitória na Câmara Municipal de Parintins quando os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento de sua autoria em que cobra da Prefeitura de Parintins apresentação da prestação de contas da aplicação de recursos recebidos do Governo Federal, do Governo do Estado do Amazonas, e outros, para combate à pandemia do novo coronavírus.

O relatório da administração municipal deve ser referente ao período de vigência dos decretos municipais de estado de emergência, contendo, compras de insumos, informações de fornecedores, prestadores de serviços e correlatos. A solicitação de Nêga Alencar foi aprovada durante sessão remota de segunda-feira, 8 de junho.  

De acordo com a vereadora Nêga é preciso que o poder público municipal esclareça a destinação dos recursos disponibilizados para o combate a covid-19 e assim manter a transparência dos gastos durante a crise sanitária no município. “Infelizmente, há poucas, quase inexistentes informações no portal da transparência sobre nosso município. Somente com a publicidade teremos condições de fiscalizar o uso do dinheiro público”, explicou a parlamentar.

Nêga pontuou que a iniciativa propõe acesso a dados de compras de insumos, informações de fornecedores e prestadores de serviços. “Sabemos que é nossa competência a fiscalização dos gastos públicos municipais, é a nossa responsabilidade com a população. Não podemos nos omitir da função parlamentar fiscalizadora. Esta casa (Câmara Municipal), bem como toda a população, necessitam de informações e de transparência nos gastos públicos no enfrentamento coronavírus”, pontuou a vereadora.

Infraestrutura

A segunda aprovação de Nêga Alencar é referente a solicitação para a Prefeitura Municipal de Parintins, por meio do setor técnico de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realize o levantamento geral das principais demandas de infraestrutura do Bairro da União, como pontos deteriorados na camada asfáltica que necessitam de recuperação (operação tapa-buracos), bem como inclusão no cronograma de recapeamento asfáltico de ruas que precisam de asfaltamento completo.

Esta proposta, segundo Nêga Alencar, foi demanda da Associação de Moradores do Bairro da União (AMBU). A diretoria da entidade protocolou oficio no dia 03 de junho para Semosp solicitando demandas importantes para o referido bairro, principalmente recuperação (operação tapa buracos) e recapeamento asfáltico. Uma cópia do ofício foi encaminhado para o gabinete da vereadora Nêga.