Nêga Alencar demonstra preocupação com contaminação de poços e critica abordagem do Prefeito Bi Garcia

por clely — publicado 18/02/2020 21h25, última modificação 18/02/2020 22h00 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Pedro Coelho
Na sessão ordinária de terça-feira, 18 de fevereiro, a vereadora Nêga Alencar (PSD) se posicionou acerca do discurso de abertura dos trabalhos legislativos pelo Prefeito Bi Garcia (PSDB), realizado na primeira sessão ordinária de 2020, e enfatizou o serviço de abastecimento de água em Parintins.

Nêga citou o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), assinado em outubro de 2019, e recente reunião ocorrida com representantes do Ministério Público do Amazonas, Prefeitura de Parintins e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), entre outros, no início deste mês, para atentar sobre os prazos e limites estabelecidos em ambas as ocasiões. A parlamentar elencou as medidas, que devem ser tomadas em curto prazo, a exemplo da desativação gradual dos poços artesianos que apresentam alto teor de contaminação, assim como a regularização e licenciamento ambiental dos poços que permanecerem em uso.

A vereadora se dirigiu a seus colegas de parlamento ao destacar a importância do acompanhamento e fiscalização das atividades. “Ressalto que a Câmara Municipal precisa acompanhar esses prazos, para garantir a execução e transparência desses processos. Precisamos também buscar que tudo o que foi definido através do TAG e dessa situação do Ministério Público seja cumprido”.

Ainda, de acordo com Nêga, a realização destas providências trará benefícios ao município e refletirá na saúde de seus moradores. “Quando vamos aos postos de saúde e hospitais, observamos o quanto os habitantes estão doentes, com doenças relacionadas à água”, disse.

A seguir, a vereadora retomou o discurso realizado na manhã anterior pelo Prefeito Bi Garcia, que expôs avanços em diversas áreas e também investimentos. Para Nêga, foi irônica a forma como o gestor municipal mostrou os segmentos da cidade em seu pronunciamento. “O gestor se esqueceu de falar sobre geração de emprego e renda. Não se pode pensar em empregos apenas informais. Precisamos pensar em empregos formais, com carteira assinada, que deem oportunidade e tragam desenvolvimento para nossa cidade. Esqueceu o setor primário, onde se faz uma imensa propaganda, e as nossas comunidades estão praticamente abandonadas. Algumas escolas estão sendo construídas com verba federal e estadual. Não vemos a verba municipal ser aplicada em nosso município. Então não tenho como parabenizar”, finalizou.