Naldo Lima solicita limpeza e retirada de lixeira viciada na Estrada do Caburi
Em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Naldo Lima (Podemos) encaminhou uma indicação à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA), solicitando campanha de conscientização ao combate de lixeiras viciadas e aplicação de multa a quem for pego descartando lixo em lugares impróprios na sede do Caburi. As medidas visam atender ao apelo dos moradores que denunciam a formação de lixeira viciada na Estrada do Caburi, ofertando risco de acidente aos condutores de veículos que precisam trafegar pela localidade de contaminação ambiental, por estar próximo a uma nascente de rio.
Na proposta, o parlamentar também solicita a desativação urgente da lixeira viciada na referida localidade e enfatiza sobre a necessidade de ações imediatas e eficazes pelo Poder Público, com a destinação correta dos resíduos e a implementação de medidas permanentes com a intensificação na fiscalização, mediante a penalidade aos infratores do crime ambiental. Reiterando que o conjunto de medidas servirá para inibir a prática de descarte irregular em via pública, muito comum tanto na cidade, quando na zona rural do município.
“Essa é uma questão necessária estamos debatendo há algum tempo nesta casa. Não queremos tirar o sossego dos comunitários, muito pelo contrário, nosso objetivo é chamar a atenção da população da cidade e da zona rural, sobre a responsabilidade do descarte consciente. O poder público tem a responsabilidade de ofertar a coleta domiciliar, mas é dever de cada cidadão descartar de forma correta os resíduos produzidos, assim estaremos cuidando não somente da limpeza e melhorias do espaço público, mas também contribuindo para a preservação do meio ambiente”, afirma o vereador.
Durante a sessão, o edil também solicitou a Prefeitura de Parintins junto ao Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) que realize ampliação do abastecimento de água nas residências da Comunidade Ilha das Guaribas. Justificando que a comunidade recebeu o programa Salta Z, porém, os moradores que residem distante do quadro da comunidade encontram dificuldade, pois não tem o sistema de distribuição da água.