Naldo Lima solicita implantação de CAPSi para atender crianças e adolescente no município
Na manhã desta segunda-feira (02 de junho), durante sessão plenária na Câmara Municipal, o vereador Naldo Lima (Podemos), protocolou documento indicado a Prefeitura Municipal de Parintins, junto a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que dispõe sobre a necessidade de implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), na sede do Município de Parintins. O objetivo da proposta é ofertar aos parintinenses, um espaço com atendimentos voltados especialmente à crianças e adolescestes com necessidades de tratamentos psíquicos voltado ao cuidado da saúde mental e a reinserção social dos pacientes.
No texto o parlamentar ressalta que os cuidados a saúde mental deve ser priorizados desde a infância e que existe a necessidade de implantação de uma unidade de atendimento específico voltado para esse público no município. Visto que o CAPSi, é referência em atendimento exclusivo a crianças e adolescentes de 03 à 18 anos não completos, com oferta de serviços e tratamentos especializados, além de programas desenvolvidos com a presença de multiprofissionais ligando os setores da saúde, educação, assistência social, ao qual possibilitam a atenção básica do paciente e da família, permitindo o acompanhamento tanto individual quanto coletivo.
“A depressão é uma doença silenciosa que não podemos descuidar. Então quanto mais recursos podermos ofertar para combater esse mal, mais chance de tratamento estaremos ofertando a nossa população. Já dispomos de duas unidades voltadas para Atenção Psicossocial em nossa cidade, o CAPSII Adolfo Lourido, com atendimentos a transtornos mentais e CAPSAD Dr. Renato, específico ao tratamento a dependentes químicos de acool e drogas, que desempenham função extremamente importantes a sociedade parintinense, mas entendemos que há a necessidade do CAPSi, para lidar diretamente com nossas crianças, que muitas vezes passam por transtornos e a família não tem a segurança de tratamentos especializados dentro do município”, argumenta o vereador.