Naldo Lima alerta sobre as brincadeiras de pipas em lugares indevidos e o uso de linhas cortantes
Na manhã de segunda-feira (25 de agosto), durante seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de Parintins, o vereador Naldo Lima (Podemos) chamou a atenção da população parintinense sobre os riscos das brincadeiras de pipas com uso ilegal de linhas com cerol (material altamente cortante), principalmente quando praticadas próximo a fiações elétricas e em lugares de muito movimento. Tendo em vista que os acidentes envolvendo brincantes e condutores de veículos, por linhas de cerol chilena e choques elétricos, são recorrentes nessa época do ano em que comumente os jovens praticam essa brincadeira pelas ruas da cidade.
De acordo com o parlamentar, o alerta vem atender à reivindicação de populares sobre os perigos constantes de acidentes graves, com risco a vida tanto para os brincantes quanto as pessoas que trafegam pela localidade. Ele destaca o apelo de um pai de família que recentemente sofreu acidente, nas proximidades da Rua Paraíba, a qual relatou ter sido atingido por uma linha perdida quando conduzia seu veículo e que teve ferimentos no pescoço.
“Nos preocupamos porque temos acompanhado o histórico de sérios acidentes em via pública, em consequência do uso desse tipo de linha, onde o que seria uma simples brincadeira pode acabar ceifando vidas de inocentes”, comenta.
O vereador esclarece ainda, que a intenção não é proibir a prática em soltar pipas, mas que sejam realizadas com responsabilidade e em lugares longe de grandes fluxos de veículos e pessoas.
“Entendemos que é uma brincadeira bonita que já atravessou gerações, eu também já brinquei quando criança. O que estamos solicitando é que os pais e responsáveis, redobrem os cuidados com seus filhos e que principalmente os conscientizem sobre os perigos ao uso de materiais cortantes nas linhas, visto que podem trazer sérias consequências e riscos à segurança da população”, justifica o vereador.