Na Aleam, vereador Mateus Assayag é condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo

por Mayara Carneiro publicado 13/12/2023 10h34, última modificação 13/12/2023 10h34 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Tadeu Rocha
A indicação foi feita pela deputada estadual Mayra Dias e reconhece o trabalho do parlamentar desenvolvimento no município de Parintins.

Foto: Tadeu Rocha

O vereador Mateus Assayag foi um dos homenageados nesta terça-feira, dia 12 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O parlamentar recebeu a Medalha do Mérito Legislativo, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Parintins, município onde exerce o quarto mandato como vereador. A indicação do nome de Mateus Assayag foi feita pela deputada estadual Mayra Dias.

Estabelecida em 2002, a honraria é entregue todos os anos às mulheres e homens públicos que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do Amazonas. A outorga, realizada no plenário Ruy Araújo, foi marcada de muita emoção, com a presença de autoridades do Estado e familiares dos homenageados. O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, prestigiou a cerimônia.

Emocionado, Mateus Assayag agradeceu o reconhecimento e reafirmou o compromisso com o futuro de Parintins. “Hoje sem dúvidas é um dos dias mais importantes e memoráveis da minha vida. Somente gratidão à Deus, à minha família, aos meus amigos e ao povo de Parintins que me confiou quatro mandatos como vereador. Seguiremos unidos e cada vez mais fortes, pois o futuro nos motiva a continuar, com a certeza de que ainda tenho muito a contribuir com Parintins”, ressaltou.

A deputada Mayra Dias destacou a dedicação do vereador Mateus Assayag ao serviço público e seu comprometimento com bem-estar da população parintinenses. “Mateus é merecedor deste reconhecimento, é um jovem líder político que dedica sua vida à Parintins, desempenhando grandes papéis como parlamentar e também como secretário de obras”, comentou.

Conheça o trabalho de Mateus Assayag em Parintins

Mateus Ferreira Assayag é filho de Graça e Simão Assayag. Após concluir o ensino médio em Parintins, aos 16 anos ingressou no curso de Engenharia Civil, onde se formou no ano de 2002 pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A convite do Prefeito Bi Garcia, assumiu a Secretaria Municipal de Obras em três oportunidades, 2005 a 2008, 2009 a 2011 e 2016 a 2020.

Jovem líder político, Mateus está vereador em Parintins pelo quarto mandato consecutivo. Seu primeiro mandato ocorreu de 2009 a 2012, o segundo de 2013 a 2016, o terceiro de 2017 a 2020 e o quarto e atual mandato, iniciou no ano de 2021, quando assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Parintins para o Biênio 2021-2022 sendo o único presidente eleito por unanimidade de seus membros.

Entre as várias ações na Câmara de Parintins, colocou o Legislativo Municipal no primeiro lugar do interior do Estado no ranking da transparência do MPC-TCE e foi o primeiro Presidente a conquistar o Selo Diamante de Transparência do Programa Nacional de Transparência Publica dos Tribunais de Contas dos Estados.

Como Secretário de Obras, criou a primeira turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os servidores da Secretaria e especialmente para os garis. Também foi responsável pela construção de inúmeras obras importantes para o município, entre elas a Escola Irmã Cristine, na época o maior educandário do interior do Estado com 16 salas de aula, e outras mais de 40 escolas na cidade e na zona rural, além da construção de mais de 50 Sistemas de Abastecimento de Água na zona rural, Unidades Básicas de Saude (UBS), Ginásios Poliesportivos e a Estação Cidadania que atende uma grande população de baixa renda em atividades socioculturais.

Também comandou grandes projetos estruturais para a Cidade, como o Recapeamento de 70% das Ruas do Sistema Viário e Construção de Drenagens Profundas em pontos críticos de alagamento, e mais recentemente, mesmo como Vereador, coordenou junto com o Prefeito Bi Garcia o Grupo de Trabalho para elaboração dos grandes projetos de Pavimentação da Estrada da Vila Amazonia, Pavimentação da Sede da Vila Amazonia, Pavimentação da Estrada que interliga as Agrovilas do Mocambo e Caburi à Comunidade do Monte Sinai e também do Projeto do do Muro de Arrimo da Orla da Cidade, recentemente aprovado no Ministério do Desenvolvimento Regional.