Mateus Assayag solicita título de cidadania parintinense ao Prof. Dr. Marceliano Oliveira, diretor do CESP/UEA

por Mayara Carneiro publicado 25/05/2023 14h27, última modificação 25/05/2023 14h27 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: CESP UEA
Desde 2018, o professor doutor Marceliano Oliveira é diretor do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA).

Pelos relevantes serviços prestados à sociedade da ilha tupinambarana, sobretudo na área da educação, o professor doutor Marceliano Oliveira, diretor do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA) receberá da Câmara Municipal de Parintins o Título de Cidadania Parintinense. A propositura foi apresentada pelo vereador Mateus Assayag (PL) durante Sessão Ordinária realizada na segunda-feira, dia 22 de maio. A data para a realização da Sessão Especial será definida pela mesa diretora da casa legislativa.

Ao apresentar o Projeto de Decreto Legislativo, o vereador Mateus Assayag destacou a grande contribuição do professor Marceliano para o município. “Ele possui um trabalho fantástico dentro de Parintins, é alguém que busca as parcerias para que os projetos possam sair do papel. Vale ressaltar que além da sua dedicação à vida acadêmica na UEA, o professor Marceliano ultrapassa os muros da universidade e alcança a sociedade como um todo, através das iniciativas que são criadas para facilitar a vida da população”, enfatiza.

Em seu discurso, o parlamentar exemplificou a realização do projeto Samsung Ocara, que traduz exatamente essa preocupação do professor Marceliano em envolver toda a sociedade com a universidade. Também destacou a luta do diretor pela implementação do curso de direito na UEA Parintins. “São iniciativas e reinvindicações que demonstram o compromisso do professor Marceliano com o nosso município, ações que trazem benefícios importantíssimos para nossa sociedade”, ressalta.

O Professor Doutor Marceliano Eduardo de Oliveira (41) nasceu no Estado do Paraná, mais especificamente na cidade de Mangueirinha. Teve uma origem humilde, sendo filho de um pai laminador e uma mãe cabeleireira. O profissional possui formação acadêmica sólida e consistente. Graduado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002-2006), obteve o título de Mestre em Física Geral pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007-2009) e concluiu o Doutorado em Física da Matéria Condensada (2009-2014) na linha de Física Computacional.