Mateus Assayag solicita energia solar ao SAAE para evitar falta d’água em caso de apagões

por Mayara Carneiro publicado 22/08/2023 12h30, última modificação 22/08/2023 12h30 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

O apagão que deixou Parintins sem energia por seis horas na terça-feira passada, dia 15 de agosto, também causou desabastecimento de água na cidade. Preocupado com essa situação, o vereador Mateus Assayag solicitou hoje, dia 22 de agosto, a instalação de painéis de energia solar nos pontos de abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para evitar que a autarquia paralise o fornecimento ao caso de novos blecautes.

A zona urbana de Parintins atualmente está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio do Linhão de Tucuruí. A área rural do município, por sua vez, está conectada ao programa Luz para Todos, do governo federal.

De acordo com o parlamentar, a chegada do linhão representa um avanço histórico para a questão energética de Parintins, mas é necessário que o município esteja preparado para possíveis paralisações. “O SAAE não pode depender 100% da energia do linhão, pois os reparos, em caso de novos blecautes a nível nacional, não são feitos aqui em Parintins e isso pode levar horas como da vez passada. Se isso voltar a acontecer, é preciso estarmos prontos com uma fonte de energia reserva para suprir a grande demanda da população”, defendeu.

Mateus Assayag destacou ainda que os painéis de energia solar sejam instaladas também na zona rural. “O interior de Parintins deu um passo significativo com o Programa Luz para Todos, mas nós sabemos que as interrupções são constantes e pensando no abastecimento de água pedimos que essa nossa indicação seja direcionada também para as comunidades rurais, onde muitas vezes a logística para manutenção da rede elétrica demora um pouco a chegar e isso acaba afetando o abastecimento de água nas casas”, destacou.