Mateus Assayag propõe ampliação das ações de combate à dengue em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 01/03/2024 12h23, última modificação 01/03/2024 12h23 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Mateus Assayag ressalta a importância da ação para o momento. “É preciso que se corra com esse trabalho para que a gente possa eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito, evitando surtos e doenças para a nossa população”, destacou.
Mateus Assayag propõe ampliação das ações de combate à dengue em Parintins

Foto: Simone Brandão

Nesta semana, na Câmara Municipal, o vereador Mateus Assayag propôs a ampliação das ações de combate à dengue e demais arboviroses em Parintins, devido ao aumento no número de casos no município. Vale destacar que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza ações educativas e preventivas nas escolas e ruas da cidade. O pedido do parlamentar foca na intensificação desse trabalho para todos os bairros da ilha.

O inverno amazônico, período em que há uma maior frequência de chuvas no Amazonas, contribui para a proliferação das arboviroses, como a Dengue, Zika Vírus, febre Chikungunya, que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e também a febre Oropouche que é transmitida pelo mosquito conhecido como mêruim ou maruim.

Em Parintins, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde divulgados na segunda-feira, dia 26 de fevereiro, há 80 casos confirmados de doenças ocasionadas pelas arboviroses. Sendo 4 casos de dengue e 76 de Febre Oropocuhe, que tem sintomas parecidos com a dengue, como dor de cabeça, dor muscular, dor na articulação, tonturas, náuseas e diarréia.

Mateus Assayag ressalta a importância da ação para o momento. “É preciso que se corra com esse trabalho para que a gente possa eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito, evitando surtos e doenças para a nossa população, e consequentemente, o carregamento do nosso sistema de saúde”, destacou.