Mateus Assayag indica à Prefeitura elaboração de laudo técnico para reabertura do Porto de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 23/11/2021 19h10, última modificação 23/11/2021 21h16 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão

O transporte fluvial é o principal meio utilizado na cidade de Parintins e região para o deslocamento de passageiros, cargas e mercadorias. Dessa forma, o Porto da cidade torna-se a porta de entrada e saída da Ilha Tupinambarana, porém encontra-se interditado há mais de um ano. Para que uma avaliação técnica seja realizada e um laudo seja elaborado, o Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) apresentou uma Indicação no sentido de solicitar da Prefeitura de Parintins a execução do documento para identificar a possibilidade de reabertura imediata do terminal hidroviário.

Mateus já discutiu sobre o assunto com os órgãos competentes por diversas vezes, inclusive esteve na semana passada na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Manaus para conversar com o Superintendente do DNIT no Amazonas, Engenheiro Afonso Lins, para que o terminal seja liberado para embarque e desembarque diário de passageiros. Com isso, o parlamentar anseia que a Prefeitura realize avaliação técnica e tome as providências cabíveis para a reabertura do Porto.

Solidariedade

O Presidente da Câmara Mateus Assayag também registrou participar da entrega de cestas básicas para 500 famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade de Parintins. Articulador do pedido junto à deputada estadual licenciada e Secretária da Seas-AM, Alessandra Campêlo, Mateus evidenciou que a ação faz parte do trabalho social em conjunto entre o Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas-AM), Prefeitura de Parintins, por meio do Prefeito Bi Garcia, e a Câmara Municipal.

“Agradecer a Secretária da Seas, Alessandra Campêlo, que atendeu nosso pedido e enviou as cestas para atender as pessoas que realmente precisam, amenizando o sofrimento dessas famílias e diminuindo os problemas diários. Somente agradecer por ter a oportunidade de contribuir com nossa cidade e nossa gente”, comentou Mateus.

Agenda de trabalho em Manaus

Mateus Assayag cumpriu agenda de trabalho em Manaus na semana passada, juntamente com o Prefeito Bi Garcia. Registrou que estiveram na sede da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e na Caixa Econômica Federal, no sentido de tratar dos novos convênios e investimentos para a cidade de Parintins. Na Seinfra, Bi e Mateus articularam a retomada do recapeamento asfáltico realizado pelo Governo do Amazonas no município. O parlamentar também destacou o anúncio da expansão do projeto de iluminação pública com lâmpadas de LED em Parintins.