Mateus Assayag apresenta Projeto de Lei que cria Campanha para Cuidado da Saúde Mental Materna

por Mayara Carneiro publicado 05/03/2024 14h04, última modificação 05/03/2024 14h04 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Éder Repolho

Foto: Éder Repolho

Nesta terça-feira, dia 05 de março, o vereador Mateus Assayag apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei para criar a Campanha de Incentivo, Promoção e Conscientização do Cuidado da Saúde Mental Materna. O objetivo principal é trabalhar a sensibilização quanto aos cuidados da saúde psicológica durante toda a gestação e no puerpério.

No texto, o parlamentar destacou que o período gestacional precisa ser acompanhado com bastante atenção porque as transformações complexas que ocorrem nesta fase podem influenciar diretamente na saúde mental da mãe, do bebê, do casal e até mesmo dos familiares. Por isso o acompanhamento psicológico é essencial neste momento, de forma complementar ao pré-natal biomédico.

Mateus Assayag destacou a importância do Projeto de Lei para o município. “É um momento muito delicado e que as mães precisam de toda atenção possível para poder passar por esse período de forma segura e confortável, com as orientações necessárias. Então esse projeto vem justamente para suprir essas necessidades e para fazer o acompanhamento das mamães que precisam desse atendimento especial”, ressaltou.

A campanha

A campanha de Incentivo, Promoção e Conscientização do Cuidado da Saúde Mental Materna deve ser realizada na semana do dia 15 de agosto, em que é comemorado o Dia da Gestante e poderá ser feita em forma de grupos psicoeducativos sobre gestação, parto e pós-parto, mediados por uma psicóloga, para proporcionar suporte socioemocional de orientação sobre os mais diversos temas da maternidade.