Massilon propõe a realização de campanhas de conscientização contra às frequentes queimas de lixo em quintais

por Mayara Carneiro publicado 01/08/2023 13h31, última modificação 01/08/2023 13h31 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Luiz Eduardo

O Vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), em Sessão Ordinária da Câmara Legislativa, nesta manhã de terça-feira (01), solicita da Prefeitura Municipal de Parintins através do Secretaria Municipal de Meio Ambiente que faça campanhas educativas para evitar as queimadas de lixo em quintais e intensifiquem a fiscalização, a fim de evitar fumaças e maiores danos ao meio ambiente e a saúde.

Segundo Massilon, é do nosso conhecimento que com a chegada do verão aumenta a incidência de queimadas urbanas e rurais que afetam o meio ambiente, comprometendo a qualidade do solo, da água, da vegetação e do ar. Além disso, a fumaça é tóxica e agrava as doenças respiratórias. “Estamos preocupados em relação ao grande número de queimadas que ocorrem em toda cidade, principalmente nesse período do ano. Para combater esse mal que prejudica não somente a saúde pública, mas o meio ambiente também, é necessário que seja colocado em prática um plano de combate às queimadas, a fim de evitar danos mais graves”, comenta.

O parlamentar também acrescenta que de acordo com a Lei nº 387/2006-PGMP – Código Ambiental do Município de Parintins, a queima de qualquer produto ou resíduos, é terminantemente proibida.  As multas para essas infrações vão de R$ 778,00 à R$ 3.890,00. “O artigo 85 veda a queima ao ar livre de materiais que comprometam de alguma forma o meio ambiente ou a sadia qualidade de vida. No entanto é comum que esse crime seja praticado com frequência em nosso município. “Ressaltamos também que é importante a conscientização dos nossos munícipes, a contribuição da população é de extrema importância. Cada um deve fazer a sua parte. Nosso compromisso na Câmara sempre será, buscar ações junto ao Executivo, para melhorias da nossa população, e como cidadão, pedimos desde já, a conscientização dos nossos munícipes”, pontuou.