Massilon diz que problema da qualidade da nossa água deve ser encarado com mais seriedade

por Mayara Carneiro publicado 09/11/2023 13h58, última modificação 09/11/2023 13h58 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O parlamentar esclarece que de acordo com o relatório, a COSAMA, realizou análise e emitiu o Relatório Sintético da Situação dos Poços de Parintins, onde se identificou que 22 poços estão contaminados, portanto, com funcionamento irregular.

Foto: Simone Brandão

O Vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), se pronuncia a favor da população parintinense, após recebimento dos relatórios técnicos elaborados pelas equipes da FVS-RCP e Companhia de Saneamento do Amazonas – COSAMA, relativo ao Sistema Público de Abastecimento de Água e situação dos Poços do Município de Parintins/AM. O documento foi enviado através do OFÍCIO nº 302/2023 – GS/SEDURB, encaminhado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, nesta terça-feira (08).

O parlamentar esclarece que de acordo com o relatório, a COSAMA, realizou análise e emitiu o Relatório Sintético da Situação dos Poços de Parintins, onde se identificou que 22 poços estão contaminados, portanto, com funcionamento irregular, pois apresentaram concentração altíssima de poluentes, tais como: Amônia, Manganês, Ferro e os mais graves: Nitrato e Alumínio, bem como a presença de Coliformes Totais e Fecais. “É uma situação preocupante, enquanto a população acredita estar bebendo água de boa qualidade, as pesquisas verificaram que não, portanto, é necessário que medidas sejam tomadas com máxima urgência, pois o risco à saúde pública apresentados no estudo é grande, doenças como o câncer no estomago podem ser adquiridas através do consumo da água desses poços contaminados”, afirma.

Massilon também acrescenta que os pesquisadores recomendam a desativação gradual dos 12 poços contaminados, tamponamento dos mesmos, e a substituição da fonte subterrânea de abastecimento público de água por captação superficial no rio Amazonas acoplada a uma ETA - Estação de Tratamento de Águas.  “É necessário que isso seja divulgado para que a população saiba o que está acontecendo e o risco que ela está correndo. Sabemos que a água é um direito básico fundamental, portanto, é necessário que haja política pública emergencial para essa problemática”, conclui.