Massilon destaca PL que proíbe criação e circulação de animais de grande porte na área urbana de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 20/09/2021 19h13, última modificação 20/09/2021 19h13 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
A Lei irá reforçar o que preconiza o Código de Postura do Município, quanto à proibição da circulação de animais de grande porte, como bovinos e equinos no perímetro urbano da Cidade.

O Vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), em Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta manhã de segunda-feira (20), comemora tramitação da implantação do Projeto de Lei que proíbe e pune criação e circulação de animais de grande porte no perímetro urbano de Parintins. 

Após várias denúncias por parte da população e notícias sobre acidentes causados pela circulação desses animais pela cidade, o parlamentar indicou ao Executivo, através do setor competente, que informasse aos criadores sobre a Lei que proíbe criação de animais de grande porte na Zona Urbana do Município. O objetivo era fazer uma campanha educativa e notificações aos proprietários dos animais, no entanto, ainda vemos a maioria desses animais circulando em vias públicas, colocando em risco tanto pedestres como condutores de veículos, além das moradias que podem ser invadidas por esses animais. 

No mês de abril, Massilon participou de uma importante reunião com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Procuradoria, Vigilância Sanitária de Secretaria de Produção, para discutir medidas de combate a circulação desses animais no perímetro urbano de Parintins. 

Massilon destaca que a Lei irá reforçar o que preconiza o Código de Postura do Município, quanto à proibição da circulação de animais de grande porte, como bovinos e equinos no perímetro urbano da Cidade. A nova Lei disporá sobre apreensão, registro, multa e cadastramento de animais soltos nas vias públicas da zona urbana de Parintins. A nova Lei é tanto para prevenir acidentes, como evitar situação de maus-tratos a esses animais. “Animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade são um perigo constante e quem desrespeitar a Lei, estará sujeito a penalidades”, comenta o parlamentar. 

Para o vereador, essas medidas são necessárias, pois a circulação desses animais nas ruas da cidade, podem causar acidentes. “O espaço urbano é inadequado e insuficiente e por fim está relacionado ao bem-estar animal ao tratar-se de negligência por parte do criador”, finaliza Massilon.