Massilon denuncia a situação em que se encontra a lixeira pública em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 19/02/2024 14h02, última modificação 19/02/2024 14h02 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Massilon esteve no local, e disse que o problema é complexo e precisa de um estudo de viabilidade econômica.
Massilon denuncia a situação em que se encontra a lixeira pública em Parintins

Foto: Assessoria Parlamentar

O Vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), através de suas redes sociais publicou um vídeo se manifestando a favor da população parintinense, e mostra sua indignação quanto ao descaso da administração pública quanto ao problema grave da lixeira pública em Parintins, que se arrasta há mais de trinta anos. 

Massilon esteve no local, e disse que o problema é complexo e precisa de um estudo de viabilidade econômica. Muito embora o atual governo já teria tempo a suficiente a frente da Prefeitura, para procurar uma solução que não veio. No vídeo ele mostra o local e narra o descaso. Em 21 outubro de 2019, a Prefeitura assinou o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), onde consta o prazo previsto de dois (02) anos, para acabar com o lixão da cidade e fazer a destinação correta e o manejo dos resíduos sólidos produzidos pelos parintinenses. O prazo encerrou e nada foi feito.  “Nossa Parintins tão famosa por conta do nosso povo, nossos artistas e dos Bois Caprichoso e Garantido, infelizmente tendo que conviver com essa realidade. Durante as campanhas apresentam discursos como aterro sanitário, aterro controlado, usina de compostagem, mas pelo visto são apenas balelas e engodos que desaparecem após o pleito”, ressalta. 

O parlamentar ainda acrescenta que esse problema novamente foi pauta de campanha e mais um mandato está encerrando sem haver solução. O assunto entrou em debate muitas vezes, vários pedidos já foram feitos ao Executivo, mas nada foi feito. “É lamentável ver as pessoas que moram nas proximidades tendo de conviver com o cheiro insuportável, proliferação de vetores de doenças, contaminação da água da chuva que escorre no entorno da lixeira, do chorume, da poluição do ar, da degradação florestal e da aniquilação do bem-estar social. É dever do Poder Público Municipal a conservação e manutenção de áreas pertencentes ao Município, garantindo a proteção da saúde, segurança e bem-estar da população. Pelo nome que Parintins ganhou no cenário nacional devido ao Festival Folclórico, certamente os recursos podem vir de forma mais fácil. E hoje há possibilidade de fazer o Sistema de Pirólise, que constitui uma reação de decomposição por meio de calor, sistema já usado em muitas cidades do Sul do País”, pontuou.