Marcos da Luz propõe debate sobre questões culturais e sustentabilidade econômica de Parintins

por clely — publicado 17/04/2019 10h55, última modificação 22/04/2019 12h57 Texto: Clely Ferreira – Assessoria de Imprensa da Câmara – Foto: Simone Brandão
A Reforma da Lei Rouanet pode impactar sobre o Festival Folclórico de Parintins. O alerta foi feito na Tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Marcos da Luz (PRB), na sessão de terça-feira (16). O anúncio é de que a Lei federal de fomento à Cultura (8.313/91), a conhecida Lei Rouanet, terá alterações no limite do teto. Uma redução de mais de 83%.

“Os efeitos da tomada de decisão do Governo Federal pode não impactar neste festival, mas, certamente vai comprometer o futuro. O evento do festival é um interesse econômico e por ser uma atividade econômica é a base de sustentação de muitas famílias, de muitas empresas. No entanto, neste momento, o país todo passa por esse golpe, em cima da Lei Rouanet”, preocupa-se.

“Uma decisão é fatal”, completou, visto que o patrocínio oriundo da Lei é essencial para a realização do espetáculo. Diante do fato e em atendimento ao ofício do Instituto de Cultura Ajuri (Inca), em que solicita Audiência Pública para debater questões culturais do município, o vereador apresentou Requerimento para promover a Sessão Extraordinária.

A ideia é tratar também sobre a sustentabilidade econômica do município de Parintins. “A finalidade é sustentarmos a nossa festa, não apenas como um evento, mas como uma cadeia produtiva integrada a nossa economia. Nós nos vemos diante de um desafio. Precisamos reunir as organizações de Garantido e Caprichoso, o Poder Executivo, nossas instituições de ensino e pesquisa das universidades, todos os segmentos, com representação da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal e do Senado para discutirmos a nossa cultura, para discutirmos a economia da Cultura de Parintins. Não só de Parintins, mas do próprio Amazonas”, justificou.

Outro Requerimento apresentado pelo parlamentar foi voltado à demanda da Colônia Agrícola Toledo Piza “que pede a recuperação da estrada que dá acesso à comunidade em vista das máquinas estarem bem próximas, ali na Santa Fé, no Zé Açu”. A melhoria atende solicitação documentada da Sra. Maria Madalena Gomes dos Santos Maia, presidente da comunidade.