Março Lilás: Flávio Farias apresenta Projetos de Lei voltados à saúde da mulher

por Mayara Carneiro publicado 04/03/2024 13h42, última modificação 04/03/2024 13h42 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Luiz Eduardo
Vereador pede que Prefeitura de Parintins implemente Programa Municipal de Acolhimento e Acompanhamento a Mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero.
Março Lilás: Flávio Farias apresenta Projetos de Lei voltados à saúde da mulher

Foto: Luiz Eduardo

O vereador Flávio Farias (PODEMOS) apresentou, nesta segunda-feira (4/3), durante Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Parintins, Projeto de Lei (nº 09/2024) que institui o Programa Municipal de Acolhimento e Acompanhamento a Mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero no município.

O PL faz alusão ao Março Lilás, mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Entre outras propostas, o programa terá diretrizes como oferecer assistência médica, psicológica e social às mulheres diagnosticadas com a doença, garantindo o acesso ao tratamento adequado e humanizado.

O Programa deve ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, que poderá firmar convênios e parcerias com outras instituições para sua execução.

Além de oferecer assistência às mulheres já diagnosticadas, o programa também se propõe a promover campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero. Isso inclui a oferta gratuita de vacinas contra o HPV e a realização de exames de Papanicolau, contribuindo para a redução da incidência dessa doença no município.

CONSCIENTIZAÇÃO
O vereador Flávio Farias solicitou também, por meio de Indicação à Prefeitura de Parintins, que realize campanha de conscientização nas escolas de Parintins sobre a importância da vacinação de prevenção do HPV (Papilomavírus Humano), uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns em todo o mundo, e suas consequências podem ser graves, incluindo o desenvolvimento de vários tipos cânceres.

O objetivo é que sejam implantados programas educativos, palestras, material informativo e debates, podemos fornecer informações precisas e cientificamente embasadas sobre o HPV e a importância da vacinação precoce, geralmente administrada durante a adolescência.