Márcia Baranda propõe Transferência da Titularidade do Abastecimento de Água em Parintins para a COSAMA

por Mayara Carneiro publicado 13/11/2023 15h12, última modificação 13/11/2023 15h12 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Na indicação, Márcia Baranda enfatiza a necessidade de resolver essa situação. A medida visa uma solução abrangente da água no município.

Foto: Simone Brandão

Em meio à preocupante situação da contaminação da água em Parintins, a vereadora Márcia Baranda(MDB), apresentou na manhã desta segunda-feira (13/11),uma indicação. Diante da divulgação de que 22 dos 28 poços administrados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE) estão contaminados, Márcia Baranda solicita à Prefeitura a transferência da titularidade do serviço de abastecimento de água para o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA).

A contaminação dos poços em Parintins, com níveis acima do permitido pela Portaria 05/2017 do Ministério da Saúde, levantou sérias preocupações sobre a segurança hídrica da população. Márcia Baranda destaca a urgência de uma resposta efetiva e conta que durante a visita do Governador do Estado, Wilson Lima, este se colocou à disposição para auxiliar na resolução do problema. "Não podemos deixar essa situação sem resposta para a população de Parintins. O risco à saúde é evidente, e é nosso dever buscar soluções", ressalta a vereadora.

Em seu discurso a vereadora lembrou que a problemática da água na cidade se estende há anos e apresentou matérias jornalísticas publicadas desde 2005 alertando sobre a situação. Lembrou também que conforme estudo realizado em 2019, pela Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais - CPRM o Ministério da Saúde já havia constatado que a água de Parintins era imprópria para o consumo.

Na indicação, Márcia Baranda enfatiza a necessidade de resolver essa situação. A medida visa uma solução abrangente da água no município, aproveitando a estrutura da Companhia de Saneamento do Amazonas. "Estamos buscando alternativas concretas para solucionar essa problemática. Transferir a titularidade para a COSAMA é uma medida que pode trazer benefícios significativos à população de Parintins", conclui a vereadora Márcia Baranda.