Márcia Baranda propõe implementação do aplicativo Sus Farma nas Unidades Básicas de Saúde no município de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 13/11/2023 17h25, última modificação 13/11/2023 17h25 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar

A vereadora Márcia Baranda (MDB) apresentou na manhã de hoje, durante a última sessão, uma indicação a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde q (SEMSA), que estabeleça uma parceria com o Projeto Ocara para a implementação do Aplicativo Sus Farma nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A proposta visa simplificar o acesso da população aos medicamentos disponíveis na cidade.

O Projeto Ocara, fruto da parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas e a Empresa Samsung, funciona como um Polo de Empreendedorismo Digital da Amazônia. Com foco no empreendedorismo na área da informática, a iniciativa promove cursos que capacitam os alunos a desenvolverem aplicativos, plataformas digitais e softwares. O aplicativo Sus Farma, criado pelos alunos Caroline Galúcio e Flávio Augusto é uma das inovações desse projeto.

O Sus Farma, especificamente voltado para as UBS, visa proporcionar à população um acesso mais fácil e aos medicamentos disponíveis na cidade. Com a funcionalidade de consultar o estoque de medicamentos prescritos na receita em um único local, o aplicativo tem como  objetivo evitar que os pacientes se desloquem para diferentes locais em busca de seus remédios. Márcia Baranda destaca que a implementação do aplicativo requer o acesso dos criadores ao banco de dados das UBS, garantindo um conhecimento atualizado do estoque para atender às necessidades da população parintinense.

A vereadora ressalta que a parceria entre a Prefeitura e o Projeto Ocara, através do Aplicativo Sus Farma, não só simplificará o acesso aos medicamentos, mas também representa um avanço no uso da tecnologia para aprimorar os serviços de saúde no município. "Essa iniciativa é um passo importante para otimizar o atendimento na área da saúde, utilizando a tecnologia para beneficiar diretamente a população. A parceria proposta tem o potencializar  significativamente a experiência dos pacientes em busca de seus medicamentos nas UBS", destaca a vereadora Márcia Baranda.