Márcia Baranda defende direitos e proteção de crianças e adolescentes em oficina do Grupo Fraternidade e Direito do Amazonas

por Mayara Carneiro publicado 23/10/2021 19h40, última modificação 23/10/2021 19h41 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Várias temáticas foram discutidas sobre a prevenção da violência praticada contra crianças e jovens.

A vereadora Márcia Baranda (MDB) defendeu a garantia dos direitos fundamentais e a proteção de crianças e adolescentes de Parintins durante participação nas oficinas promovidas neste sábado, 23, pelo grupo Fraternidade e Direito do Amazonas, no Centro de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves – CETI. 

Coordenado pela desembargadora Socorro Guedes Moura, do Tribunal de Justiça do Estado (TJAM) e rede internacional Comunhão e Direito – do Movimento dos Focolares, este é o terceiro projeto do grupo, formado por operadores do Direito e profissionais de diversas áreas, todos atuando voluntariamente visando a prevenção de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. 

Márcia destaca a discussão da Educação em Direitos para a proteção integral de crianças e adolescentes que reforça o apoio à rede de proteção existente em Parintins. “O projeto de educação em Direitos “Proteger a infância e a Adolescência” é uma ferramenta fundamental de proteção de nossas crianças e adolescentes”, assinalou. 

Junto com a Comunidade Focolare e Diocese de Parintins, o grupo compartilhou conhecimentos para expandir a rede de proteção aos munícipios do interior do Estado por meio de oficinas de cidadania. 

Várias temáticas foram discutidas sobre a prevenção da violência praticada contra crianças e jovens. 

A desembargadora Socorro Guedes disse que Parintins é o primeiro município do interior a receber o projeto. “Trabalhar a prevenção cada um em sua área de atuação dentro dos tribunais ou no seu ambiente de trabalho é essencial“, disse a coordenadora. 

A advogada Cristiane Ganda Ribeiro conversou com educadores, acompanhadores juvenis, líderes comunitários e religiosos e políticos. 

O grupo tem como inspiração Chiara Lubich e promove o diálogo e a fraternidade universal entre povos, religiões, culturas. O Bispo Dom Giuliano e demais autoridades participaram do projeto.