Maio Laranja: Vereador Flávio Farias propõe medidas contra o turismo sexual infantojuvenil em Parintins
Em consonância com o Maio Laranja, mês dedicado à conscientização e prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes, o vereador Flávio Farias (União Brasil), apresentou, esta semana, Projeto de Lei que visa estabelecer a Campanha Municipal de Prevenção e Combate ao Turismo Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Parintins.
Parintins é conhecida internacionalmente pelo seu festival folclórico, protagonizado pelos bois Garantido e Caprichoso. Este evento cultural, que acontece anualmente no mês de junho, atrai milhares de visitantes de todas as partes do mundo, impulsionando a economia local através do turismo.
Entretanto, essa fonte de renda e celebração cultural também pode trazer consigo práticas ilegais: o turismo sexual infantojuvenil. Com o aumento do fluxo de pessoas na cidade durante o festival, cresce também o risco de exploração sexual de crianças e adolescentes, uma realidade que não pode ser ignorada.7
O Projeto de Lei proposto pelo vereador Flávio Farias visa justamente combater essa prática, estabelecendo medidas de prevenção e punição para aqueles que se envolvem ou facilitam o turismo sexual infantojuvenil.
“O projeto de lei é importante para protegermos os jovens dessa forma repugnante de exploração. O Festival de Parintins, uma das maiores celebrações culturais do país, atrai milhares de turistas todos os anos. No entanto, junto com o influxo de visitantes, infelizmente, também vem o aumento do risco de exploração sexual de crianças e adolescentes”, explica o vereador.
Farias ressalta ainda a responsabilidade de todos na proteção das camadas mais vulneráveis da sociedade e destaca a urgência de se promover um ambiente seguro e saudável para as crianças e adolescentes de Parintins, preservando sua dignidade e integridade.