Legislativo Parintinense promove palestra sobre saúde mental para evidenciar campanha Janeiro Branco

por Mayara Carneiro publicado 16/01/2023 15h55, última modificação 16/01/2023 15h55 Texto: Mayara Carneiro e Raissa Costa – Departamento de Comunicação e Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão

Com o objetivo de evidenciar a importância de estratégias voltadas à promoção da Saúde Mental, os Servidores da Câmara Municipal de Parintins receberam na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, uma palestra em alusão a campanha Janeiro Branco. A palestra, ação planejada pela Mesa Diretora do Legislativo, aconteceu no Plenário Raimundo Almada e foi ministrada pelo Psicólogo Gustavo Carneiro Ribeiro.

O presidente em exercício da Câmara Babá Tupinambá (PDT); o 1º secretário Flávio Farias (PSC); os vereadores Fernando Menezes (Republicanos) e Telo Pinto (PSDB); e o Prefeito em exercício de Parintins, Alex Garcia (PSD), prestigiaram a palestra.

Doutor Gustavo Carneiro destacou que Janeiro Branco é uma campanha que convoca toda a sociedade para debater a importância da Saúde Mental nas relações humanas. A palestra foi marcada por diálogo e várias dinâmicas com os servidores.

O Psicólogo orientou os servidores a cumprir algumas metas fundamentais para a promoção da Saúde Mental, tais como reservar um tempo para si mesmo nos dias difíceis; olhar para os problemas de diferentes ângulos; aprender com seus erros; explorar suas crenças; fazer da atividade física um hábito e estabelecer vínculos afetivos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental. Dessa forma, a campanha Janeiro Branco reafirma-se como o maior movimento político-cultural do mundo pela Saúde Mental da humanidade.