Flávio Farias pede que Prefeitura divulgue informações detalhadas da seca em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 02/10/2023 14h19, última modificação 02/10/2023 14h19 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Parintins é um dos 35 municípios do Amazonas que está em Situação de Alerta devido a seca extrema que atinge o estado.

O vereador Flávio Farias (PSC), solicitou que a Prefeitura de Parintins, por meio da Defesa Civil Municipal, divulgue, de forma detalhada, as informações sobre a situação da seca dos rios no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O pedido foi feito por meio de Requerimento, apresentado nesta segunda-feira (2/10). A seca já afeta mais de 170 mil pessoas do estado.
Parintins é um dos 35 municípios do interior do Amazonas que está em Situação de Alerta devido a forte seca.
“A transparência na divulgação de informações sobre a situação dos rios e ações tomadas é fundamental para envolver a comunidade no enfrentamento dessa emergência, bem como para buscar apoio de órgãos governamentais e entidades de ajuda humanitária”, afirmou o vereador.
O pedido do vereador Flávio Farias inclui a solicitação de um relatório atualizado que descreva a extensão da estiagem em no município, os impactos nas comunidades locais, incluindo informações sobre áreas afetadas e a quantidade de pessoas prejudicadas.
O Requerimento solicita ainda que a Prefeitura atue em cooperação com o Estado, nas ações de enfrentamento a situação de estiagem.
O governador Wilson Lima (União), decretou, nesta sexta-feira (29), situação de emergência em 55 municípios do Amazonas afetados pela seca severa que atinge o estado. Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a previsão é que a estiagem afete 500 mil pessoas no estado.