Festival de Parintins: Vereador Telo Pinto expõe situação do Garantido e expressa apoio ao Boi

por Mayara Carneiro publicado 20/06/2023 18h45, última modificação 20/06/2023 18h45 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Entusiasta da cultura parintinense e torcedor apaixonado pelo Boi do Povão, Telo se dispõe a colaborar.

“É difícil a situação do Garantido”, declara o vereador Telo Pinto (PDSB). Após o envio de uma carta do presidente do Bumbá ao Governo do Estado e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SEC, o assunto é recorrente na cidade de Parintins.  A principal preocupação é a possibilidade de o bumbá não participar do Festival Folclórico.

Após pronunciamento na tribuna, em sessão anterior, pediu para se ausentar do Plenário Raimundo Almada, com a missão de traçar um perfil do cenário do bumbá e tratativas na Cidade Garantido, a pedido do governador Wilson Lima. Na reunião plenária desta terça-feira (20), expôs a situação do Boi.

Relatou reunião com Diretoria, Comissão de Artes, artistas de tribo e galpão, setores do Boi - Batucada, Banda, entre outros – e até foi à casa do Presidente Antônio Andrade, o qual alegou que a carta “foi a única forma de expressar um grito para receber ajuda - seja do poder público municipal ou estadual, para o Garantido conseguir ir para arena”. Telo já foi Presidente da Associação Folclórica Boi Garantido e é conhecedor da logística.

“A estrutura de arena é gigante. São guindastes, empilhadeiras, caminhões, pessoal. Para ter uma ideia, a diária de um Kaçaueré é R$ 110,00 e são cerca de 210 pessoas. Imagina tirar o boi no dia 24 e manter todos esses dias até após o término do Festival. Tem grupos para vir participar do espetáculo. Precisa de passagem, transporte e alimentação. Tudo isso é custo. E é alto. O Garantido não tem condições de gerir, pois não tem mais recursos”, descreve.

Expôs que, como tinha patrocínio a receber da Prefeitura, conversou com o prefeito Bi Garcia (UB) no sentido de solucionar problemas como som para os ensaios, o que já foi resolvido e voltaram a ocorrer. “Nesse mesmo contrato estão os efeitos especiais, fogos e iluminação de arena. É só um contrato e o prefeito Bi Garcia entrou nesse processo. Inclusive, já com repasse desse saldo remanescente para pagar esse custo que o boi tem”, explica.

Para informar e sensibilizar o Governo do Estado, fez levantamento minucioso do que foi gasto e recursos que chegaram até hoje, pegando item a item, detalhe a detalhe, para saber efetivamente o que tem para colocar o boi na arena. Disse que os secretários de Turismo e de Finanças estudam uma possibilidade, pois teriam que fazer repasse igual aos dois bumbás. O parlamentar até sugeriu antecipação de recursos ao Garantido com descontos em anos vindouros, na tentativa de encontrar solução e assegurar uma grande festa.

Quanto à formatação do Bumbá, Telo é otimista. “O que se observa é um boi preparado para o Festival, para a disputa. Tem cerca de 80 a 90% concluído. Mas, é um boi capaz de fazer um grande festival. Isso eu não tenho dúvida”, comenta.

Entusiasta da cultura parintinense e torcedor apaixonado pelo Boi do Povão, se dispõe a colaborar. “O Garantido, geralmente, consegue se reerguer nas dificuldades e ainda vamos trabalhar, vou ajudar no que for necessário, sempre com orientações do Governo do Estado e da Prefeitura para ajudá-lo a fazer um grande espetáculo”, afirma.

“O Festival de Parintins é a mola propulsora deste município. Enquanto homens públicos dessa cidade, temos uma responsabilidade muito grande. Guardadas as devidas proporções de quem é Garantido ou Caprichoso, temos que pensar em Parintins. Pensar, efetivamente, no Festival de Parintins que traz progresso e dividendos a esta cidade”, finaliza.