Estiagem de 2024 pode ser mais severa que a de 2023 e Vereador Naldo Lima solicita informações da Defesa Civil sobre ações de combate aos danos

por Mayara Carneiro publicado 18/03/2024 12h28, última modificação 18/03/2024 12h28 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O parlamentar justifica que esta é uma situação preocupante, haja vista que no ano de 2023 a região enfrentou uma das maiores vazantes dos últimos tempos, com prejuízos incalculáveis à população ribeirinha.
Estiagem de 2024 pode ser mais severa que a de 2023 e Vereador Naldo Lima solicita informações da Defesa Civil sobre ações de combate aos danos

Vereador Naldo Lima na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Durante seu discurso na manhã desta segunda-feira (18), o vereador Naldo Lima (SD) solicitou informações à Coordenadoria de Defesa Civil do município sobre o alerta emitido a todos os órgãos públicos e privados a respeito da possibilidade da estiagem deste ano de 2024 ser mais severa que a do ano anterior. 

O parlamentar justifica que esta é uma situação preocupante, haja vista que no ano de 2023 a região enfrentou uma das maiores vazantes dos últimos tempos, com prejuízos incalculáveis à população ribeirinha. Atingindo tanto o setor econômico quanto social e até mesmo pondo em risco a saúde pública, devido à falta de água potável e a falta de acesso em algumas localidades. 

“Somos conhecedores das dificuldades enfrentadas por nossa população no período da estiagem, principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro em que os rios e igarapés tende a atingir o nível mínimo, devido ao aumento de temperatura na região. Então, esse alerta nos deixa muito preocupados, tendo em vista todo o transtorno enfrentado por nossos munícipes em 2023. Precisamos nos preparar para a tomada de cuidados que possam ajudar a reduzir danos materiais e preservar vida”, justifica. 

Na oportunidade, o vereador chama atenção da população a respeito da nota emitida pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), relacionada aos níveis baixos no estoque do banco de sangue do Estado, principalmente as tipagens sanguíneas dos tipos A-, B-, AB- e O-. “Entendemos que sangue é vida e que doar é uma grande prova de solidariedade e empatia com o próximo. Então, pedimos à nossa população parintinense que ainda não é doador, que possa procurar o Banco de Sangue Municipal, e participar dessa corrente do bem a qual já salvou muitas vidas”, conclui.