Escuta psicológica a professores da zona rural é solicitada pelo vereador Naldo Lima na Câmara Municipal de Parintins
Na manhã desta segunda-feira (28), o vereador Naldo Lima apresentou em Plenário a Indicação n° 360/2025, solicitando à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), junto à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que realize o atendimento de escuta psicológica aos professores que atuam na zona rural do município de Parintins. A proposta tem como foco o bem-estar psicológico e emocional dos educadores.
O parlamentar destaca que a iniciativa visa oferecer suporte aos profissionais da educação que trabalham nas comunidades rural e nem sempre dispõe de recursos adequado para as atividades escolares, e esta é uma medida fundamental para enfrentar e mitigar diversos problemas enfrentados nas escolas.
“Através da escuta psicológica, o município realizará apoio emocional e psicológico, promoção de um ambiente escolar saudável, redução da rotatividade profissional, apoio à resolução de conflitos e principalmente, a valorização do profissional”, justifica.
O edil reitera que o objetivo é assegurar que a saúde mental seja tratada com a devida seriedade para que tanto os alunos quanto os professores se sintam apoiados.
"A terapia psicológica é vista como uma ferramenta crucial e que sem dúvida irá contribuir de forma significativa para um ambiente escolar seguro e propicio ao ensino de qualidade", concluiu.