Em prol ao Festival, vereador Telo Pinto propõe ações nas áreas ambiental e digital
Experiente no universo dos bumbás e na realização do Festival Folclórico de Parintins, o vereador Telo Pinto (Avante) demostrou em sete Indicações protocoladas na Casa Legislativa, na sessão ordinária de terça-feira, 03 de junho, como seu conhecimento cultural pode ser aliado à atuação política. Nelas, visa o aprimoramento da infraestrutura e serviços públicos durante o período do evento.
Em penúltima proposta, à Prefeitura, solicita a implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para a separação de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. “A quantidade de resíduos geradas nesse período é bem expressiva. Esses pontos de descartes podem facilitar a separação. Essa iniciativa busca a integração de cooperativas locais de catadores, de forma que promova inclusão, geração de renda e a limpeza de nossa cidade”, argumenta.
Na sétima Indicação aponta a demanda de conectividade durante o Festival. O documento é direcionado ao Governo do Estado do Amazonas, no qual propõe a instalação de WiFi público gratuito em pontos turístico estratégicos, como próximo ao Bumbódromo e em praças. A intenção é atender visitantes, imprensa, segurança pública e serviços institucionais, pois o fluxo intenso afeta as redes móveis e resulta em falhas de sinal, que dificultam a comunicação.
Nas demais Indicações, solicita: capacitação para ambulantes e barraqueiros que vão atuar no evento; instalação de telões em bairros periféricos e comunidades afastadas; Plano de Mobilidade Urbana Temporário pela Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT); realização de lavagem diária das vias públicas, nas áreas de maior movimentação e a criação de uma equipe especial da Patrulha Maria da Penha para atuar no Festival. As solicitações já publicadas em outras matérias anteriores.
Pela relevância das proposições, o Plenário foi absoluto em aprovar todas as sete. A expectativa do edil é que sejam atendidas.