Em PL, vereador Telo Pinto propõe Programa de Mentoria em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 02/12/2024 16h11, última modificação 02/12/2024 16h11 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Conforme o documento, o programa, deve ser implementado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para oferecer suporte acadêmico, emocional e profissional a alunos da rede municipal de ensino que enfrentam situações de vulnerabilidade socioeconômica.
Em PL, vereador Telo Pinto propõe Programa de Mentoria em Parintins

Vereador Telo Pinto na Tribuna da Câmara Municipal de Parintins

Instituir o Programa de Mentoria para alunos em situação de vulnerabilidade no município de Parintins. Esse foi o Projeto de Lei (PL) apresentado pelo vereador Telo Pinto (Avante) na 66ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Parintins. Ele destacou a importância do projeto para a promoção da igualdade educacional e pediu a dispensa dos interstícios de prazo para que a proposta pudesse ser votada e aprovada ainda na mesma sessão.

Conforme o documento, o programa, deve ser implementado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para oferecer suporte acadêmico, emocional e profissional a alunos da rede municipal de ensino que enfrentam situações de vulnerabilidade socioeconômica. "Com a união de esforços entre o poder público, a comunidade e as instituições de ensino, podemos transformar realidades e oferecer novas oportunidades para nossos jovens", afirmou.

O programa visa fornecimento de apoio acadêmico para melhorar o desempenho escolar, suporte emocional e psicológico para fortalecer a autoestima dos estudantes, e orientação profissional para auxiliar na escolha e desenvolvimento de carreiras. Propõe que seja criado um Comitê de Coordenação composto por representantes da SEMED, psicólogos, pedagogos e membros da comunidade para supervisionar e avaliar as atividades do programa.

O vereador ressaltou ainda que a implementação do programa depende da alocação de recursos necessários pela SEMED e da formação continuada dos mentores. Pela dispensa de prazos, pediu o apoio dos colegas parlamentares na aprovação do projeto. Ressaltou a urgência bem como a relevância da iniciativa e a aprovação foi unânime.