Em defesa dos trabalhadores, Mateus Assayag viabiliza no DNIT liberação para entrada de veículos e cargas no Porto de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 10/05/2023 13h47, última modificação 10/05/2023 13h47 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
O vereador classifica como absurdo o Porto de Parintins continuar com ameaças de interdição para entrada de veículos e cargas.

Em agenda de trabalho em Manaus, o vereador Mateus Assayag (PL) voltou a reunir com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), juntamente com o prefeito Bi Garcia, para cobrar soluções dos problemas do Porto de Parintins, sobretudo quanto a entrada de veículos e cargas no terminal. O encontro, realizado na segunda-feira (08/05), foi feito com o superintendente do órgão no Amazonas, Luciano Moreira.

Mateus Assayag classificou como absurda a iminência de um novo fechamento do Porto de Parintins, causando prejuízos aos trabalhadores portuários. “É um absurdo que o porto da principal cidade do interior do Estado volte a atribuir restrição à população. Não podemos aceitar de forma alguma isso, pois o terminal passou quase dois anos parado e agora temos a notícia dessa restrição parcial. Nossa luta é para que tantos os passageiros quanto as cargas desembarquem no porto, e que ele possa funcionar em sua plenitude”, comenta.

O parlamentar defendeu os trabalhadores e lembrou que nesta época do ano, as chuvas castigam a população ribeirinha do município. “Nesse período de chuvas é inadmissível pensar que podemos voltar a utilizar os portos alternativos, que infelizmente não possuem a mesma estrutura do terminal do DNIT. Quem sofre é a nossa população, são os caminhoneiros, taxistas, mototaxistas, tricileiros, estivadores e os demais trabalhadores.”, ressalta.

Dentro do diálogo feito junto com prefeito Bi Garcia, o parlamentar confirmou que recebeu sinalização positiva do DNIT para liberação total do Porto de Parintins, assim que sejam feitos os reparos necessários no local para que os trabalhadores voltem a utilizá-lo de maneira correta e adequada.

Reunião no CINDACTA IV

O vereador Mateus Assayag, junto com o prefeito Bi Garcia, o diretor do Aeroporto Júlio Belém, Jean Jorge, e a secretária de cultura e turismo de Parintins, Karla Viana, reuniu nesta terça-feira (09/05) com o comando do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) para tratar do tráfego durante o Festival Folclórico de Parintins 2023. O parlamentar destacou que o encontro foi bastante produtivo.

“Nosso objetivo é preparar a cidade para termos novamente um festival seguro, tanto para nossa população quanto para os turistas que desembarcarem na ilha tupinambarana. Ano passado, nós tivemos 635 voos para Parintins, a maioria no mês de junho e nós precisamos alinhar todos os esforços para mantermos ou aumentarmos esse fluxo de passageiros”, declara.

Agenda na ALEAM

Mateus Assayag reuniu com deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e tratou especialmente do setor primário e do turismo, com foco na criação de emprego e renda para a população de Parintins. São assuntos recorrentes levantados pelo parlamentar na tribuna da Câmara Municipal de Parintins.