Em atenção à Zona Rural, Vereador Telo Pinto apresenta demandas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Setor Primário

por Mayara Carneiro publicado 12/09/2023 02h15, última modificação 12/09/2023 02h15 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

Em viagem do vereador Telo Pinto (PSDB) à comunidade Maranhão, moradores expuseram demandas para as quais foram reivindicadas soluções. Saúde, Educação, Infraestrutura e Setor Primário estiveram na pauta de proposituras do parlamentar, apresentadas na tribuna nesta segunda-feira, 11 de setembro.

À Deputada Estadual Mayra Dias (Avante) indicou que destine recursos financeiros, na ordem de 600 mil reais, por meio de emenda parlamentar impositiva. O intuito é a reforma, ampliação e aparelhamento, como aquisição e instalação de cadeira odontológica do prédio, para o Posto de Saúde Cassiano Carmo.

“Foi inaugurado em 2004, na gestão do ex-prefeito Enéas Gonçalves Sobrinho (in memoriam) e, desde a data, há 19 anos, nunca teve reparos, inclusive um banheiro (de uso coletivo) encontra-se até interditado. Muitas comunidades precisam da Unidade e isto ocasiona grande demanda. Ela necessita de maior espaço pois atende moradores da localidade e região, para oferecer conforto e segurança e profissionais que ali atuem”, defende.

Para o posto de Saúde, solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a disponibilização de Técnico de Enfermagem. Comunitários descreveram que o Enfermeiro que atua na Unidade tem que se desdobrar – realizar consultas, fazer procedimentos e, por vezes, até ultrapassa o seu horário.

À Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) pleiteou melhorias na estrada, que dá acesso à Gleba Vila Amazônia e comunidade Santo Antônio do Tracajá. À Secretaria Municipal de Educação (Semed), pediu providências para reparo na rede elétrica da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças.

Por falar em Semed, finalizou com alerta sobre a demanda para aparelhamento de escolas da zona rural. Questionou o porquê de não realizarem entrega, haja visto que existem carteiras, mesas, entre outros materiais dentro do depósito da Secretaria.