Em agenda na capital, Alex Garcia participa de lançamento da lei que beneficia PcDs e autistas, e reúne com diretor-presidente do Idam

por Mayara Carneiro publicado 08/11/2021 11h21, última modificação 08/11/2021 11h21 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Durante o encontro com o diretor-presidente do Idam, o parlamentar destacou as solicitações apresentadas pela população da Zona Rural em seu mandato.

O vereador Alex Garcia (PSD), cumpre agenda parlamentar desde o fim de semana em Manaus, onde participou do lançamento da lei de autoria do deputado estadual Saullo Vianna (PTB), que concede isenção de IPVA aos responsáveis por PcDs ou autistas no Amazonas, além de reunir com o Diretor-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, Valdenor Cardoso, para apresentar demandas do município de Parintins. 

Criado pelo deputado Saullo Vianna, o Artigo 10-A da Lei nº 4.719, de 12 de dezembro de 2018, concede isenção de IPVA aos responsáveis por pessoa com deficiência (física, visual, mental severa ou profunda), síndrome de down ou autista. A lei foi publicada no dia 15 de setembro de 2021 e já está em vigor. 

Alex destacou a iniciativa do deputado na criação de um projeto de lei que irá beneficiar milhares de famílias que possuem algum PcD ou autista, trabalhando a inclusão dessas pessoas no estado. 

"O deputado Saullo Vianna tem um olhar muito sensível para este público no Amazonas, e sou muito grato pela parceria que ele tem com o município de Parintins, no desenvolvimento de várias ações, além da destinação de várias emendas que beneficiam nosso povo. Nosso mandato é de inclusão, e sou um dos grandes defensores da causa autista e dos PcDs na Câmara Municipal", exaltou o parlamentar. 

Para ter direito aos benefícios da lei, o responsável precisa ter o documento que comprove a condição de tutor nato, detentor de guarda judicial, tutor legal ou curador da PcD. A isenção será concedida apenas a um responsável, sendo limitado também a um veículo por beneficiário. 

Encontro no Idam

Durante o encontro com o diretor-presidente do Idam, o parlamentar destacou as solicitações apresentadas pela população da Zona Rural em seu mandato, como uma visita técnica e extensão rural às comunidades do Zé Açú, Nossa Senhora do Rosário, no Lago do Máximo, e no Varre Vento. 

"É de extrema importância esse diálogo com o Idam, para que possamos gerar ainda mais oportunidades para o povo do interior de Parintins. A Zona Rural produz diversos produtos no campo, e é necessário proporcionar a esses produtores equipamentos e profissionalização em seus negócios, o que beneficiará a economia do nosso município", explicou Alex. 

O vereador exaltou também o trabalho realizado pelo diretor-presidente Valdenor Cardoso no Idam, juntamente com o deputado Saullo Vianna e o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC), que tem atuado em conjunto, na busca pelo crescimento do estado. 

"A reunião com o Valdenor foi muito produtiva, e ao lado do governador Wilson e do deputado Saullo, vem realizando um excelente trabalho, sendo sempre parceiros do município de Parintins, e eu só tenho a agradecer por todos os investimentos", concluiu.