Educação: Vereador Telo propõe construção de novas escolas em comunidades rurais e cobra entrega de fardamento a vigias

por Mayara Carneiro publicado 22/08/2023 18h57, última modificação 22/08/2023 18h57 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão

“Educação tem que ser tratada com responsabilidade, seriedade”, afirmou o vereador Telo Pinto (PSDB), primeiro a discursar na sessão plenária desta terça-feira (22). Ele apresentou quatro Indicações para construção de novos prédios a escolas da área de várzea, em substituição às existentes. Nossa Senhora de Nazaré – Paraná do Arquinho, Sagrada Família – Ilha das Guaribas, Ilha das Onças e São Lázaro – Vila Nova são as localidades recomendadas.

Os documentos são em resposta a pedido de comunitários e após visitas às localidades da área de várzea, onde comprovou a precariedade estrutural dos prédios em loco. Ao falar da situação das escolas, pontuou como deve ser feita distribuição de verba do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Com isso, ponderou o porquê de os investimentos não chegarem a algumas localidades, como as listadas nos pedidos.

Exemplificou que, por sua propositura, as comunidades Araçatuba, Costa da Águia, Borralho, Arco e Paraná do Espírito Santo de Cima estão com as escolas prontas para serem usadas. “Novas, completamente reestruturadas, reconstruídas em madeira, e aptas a receber os alunos. Assim, espero que outras localidades recebam também esses investimentos da Educação. É preciso que as demais escolas de várzea também tenham sua atenção”, declarou.

Verbalmente, sugeriu construção de escolas em alvenaria na várzea. Usou como exemplo o prédio da comunidade São Sebastião da Brasília. “Sai do sufoco de toda vez que enche o rio, arrancar as tábuas do assoalho, danificar as do forro, encher de caba, morcego, de tudo. Agora, tivemos o advento da Lei que estabelece escolas de tempo integral. É importante visualizarmos e colocarmos para estudar a melhor maneira de se fazer acontecer”, comentou.

Em sessão anterior, propôs que escolas da área de várzea passem a ter Ensino em Tempo Integral, com vistas ao breve início do ano letivo.  “De manhã cedo o pai sai na canoa para levar o filho na escola, quando é 11 horas vai buscar. Meio-dia e meia volta para levar outro filho e vai buscar 17 horas.  A escola de tempo integral tem que ter 7 horas letivas por dia. Ou seja, vai ter as aulas normais, depois entra no reforço, tem atividades esportiva e cultural. Fecha-se o dia com café, merenda, almoço e merenda. Já vai para sua residência alimentado”, explicou.

Sobre dificuldades da educação na zona rural, repudiou atitude de alguns professores contratados para escolas de várzea e que dão apenas dois dias de aula na semana. “Não sei onde estão os coordenadores de área de Polo que não fiscalizam isso. Quando há uma denúncia de comunitário, vai lá na casa tomar satisfação, passa mensagem querendo peitar vereador, que eu mesmo já recebi isso”, citou.

Por fim, cobrou da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a entrega de fardamento e equipamentos de vigias das escolas municipais. “Tem a informação de que esse fardamento, equipamento está pronto para ser entregue e já fazem meses. Por que que não se faz a entrega?”, questionou.