Detran-AM realiza palestras sobre segurança no trânsito em escolas de Parintins através de indicação da vereadora Márcia Baranda
Dando continuidade às ações do movimento Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu palestras educativas de conscientização sobre segurança no trânsito em escolas de Parintins. A iniciativa aconteceu por meio de uma indicação da vereadora Márcia Baranda (União Brasil), que solicitou a ação ao Governo do Amazonas.
A programação teve início na manhã desta quarta-feira (data a ser incluída) na Escola Estadual Ryota Oyama, com palestras voltadas para crianças de 7 a 11 anos. A técnica do Detran-AM e palestrante Andreza Vieira destacou a importância da formação desde cedo sobre o comportamento seguro no trânsito.
O pequeno João Miguel, de 10 anos, aprovou a atividade. “Teve uma palestra na nossa escola sobre a importância do trânsito. As pessoas têm que tomar cuidado na hora de atravessar na faixa de pedestres, andar de capacete de moto e usar cinto de segurança no carro. A segurança no trânsito é importante para a nossa vida”, relatou o estudante.
Durante a tarde, as atividades continuaram no Centro de Educação em Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves (CETI), com a participação de alunos da própria instituição e da Escola Estadual Irmã Sá, voltadas ao público do ensino médio. O foco foi a responsabilidade dos jovens no trânsito e o papel da juventude na construção de um trânsito mais seguro.
A estudante Vitória da Silva Teixeira, do Irmã Sá, destacou o impacto da palestra. “A palestra alertou muitos adolescentes. Infrações como dirigir sob efeito de álcool causam acidentes que poderiam ser evitados. A importância de ser habilitado e seguir as regras de trânsito pode salvar vidas.”
A vereadora Márcia Baranda agradeceu o apoio do governo estadual e do Detran-AM. “Fizemos uma indicação para que a equipe técnica do Detran-AM pudesse vir a Parintins com fins educativos. Agradeço ao Wendell, à Andreza, ao Xavier, ao governador Wilson Lima e ao diretor-presidente do Detran, David Fernandes, que permitiram essa ação.”