Denúncia: Márcia Baranda atende denúncia de pacientes e cobra adequações nos consultórios médicos para atendimento individual e humanizado no Hospital Jofre Cohen

por Mayara Carneiro publicado 19/06/2023 15h01, última modificação 19/06/2023 15h01 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar

A vereadora Márcia Baranda (MDB) fez uma solicitação à Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), para que sejam realizadas adequações nos consultórios médicos do Hospital Jofre Cohen, visando proporcionar atendimento de forma individual e humanizada aos pacientes. A medida está embasada na Lei nº 8080/90 e na portaria 1820/09, que asseguram os direitos e deveres dos usuários da saúde.

A parlamentar ressaltou a importância de respeitar os direitos dos pacientes em todas as etapas da prestação de serviços de saúde, desde consultas até procedimentos médicos e exames. Diante de diversas denúncias recebidas, Márcia Baranda destacou que o atendimento no Hospital Jofre Cohen está sendo realizado em consultórios compartilhados, o que compromete a privacidade e a humanização do cuidado.

De acordo com relatos de pacientes, dois médicos utilizam a mesma sala de consultório, com mesas dispostas lado a lado e separadas apenas por um compensado. Além disso, há apenas uma maca disponível para os pacientes serem examinados. Essa falta de privacidade é ainda mais agravada pela realização de aplicação de medicamentos na sala de observação, onde estão internadas várias pessoas, incluindo crianças, adultos e idosos.

A vereadora enfatizou que essa situação configura um descaso com os direitos dos cidadãos, uma vez que o atendimento individualizado, humanizado, com privacidade e conforto é um direito garantido pela Lei nº 8080/90 da Constituição Federal e pela portaria 1820/09. O Artigo 4º da referida portaria destaca que "Toda pessoa tem direito ao atendimento humanizado e acolhedor, realizado por profissionais qualificados, em ambiente limpo, confortável e acessível a todos".

"Essas melhorias, caso atendidas pela Secretaria de Saúde, não apenas atenderiam às necessidades básicas dos usuários, mas também garantiriam que os princípios fundamentais da saúde sejam respeitados", enfatizou a parlamentar.

A expectativa é de que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) avalie a solicitação e tome as medidas necessárias para promover as adequações nos consultórios médicos do Hospital Jofre Cohen.

Com a aprovação da proposta, espera-se que os pacientes possam contar com um atendimento de qualidade, em conformidade com os direitos estabelecidos pela legislação, proporcionando um ambiente mais humanizado e acolhedor no hospital.