Comunidades Rurais têm suas demandas apresentadas na tribuna da Câmara pelo Cabo Linhares

por clely — publicado 13/10/2020 15h35, última modificação 13/10/2020 17h06
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Lúcio Costa - Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Todas as proposituras foram aprovadas por unanimidade.

Na manhã desta terça-feira (13/09), na sessão ordinária, o vereador Cabo Linhares (PSL) apresentou Indicação à Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), para que envie um técnico agrícola para acompanhar os produtores da região Santa Clara Jauari na Gleba de Vila Amazônia. O vereador esteve na comunidade e foi feito esse pedido para acompanhamento e ajuda no manuseio correto nos plantios, para que não haja perda em seus produtos.

O militar apresentou também Indicação ao Poder Executivo, para reforma da Escola Municipal da Santa Clara. O educandário atende dezenas de alunos de outras comunidades e não tem estrutura para atender a demanda, vindo assim prejudicar o rendimento de alunos e professores. Outro pedido através de documento foi melhorias da estrada que dá acesso à Santa Clara do Jauari, haja visto que os comunitários enfrentam dificuldades para transitarem com seus produtos.

O parlamentar solicitou da Prefeitura Municipal de Parintins, por meio de Requerimento, que faça a perfuração de um poço artesiano, a construção do castelo e compra de caixa d'água de 5 mil litros para comunidade Jerusalém. Linhares esteve na localidade, onde reuniu com os comunitários que apresentaram as demandas ao vereador.

No sentido de resolver a problemática da falta de água da comunidade São Jorge do Jauari na Vila Amazônia, o edil apresentou Indicação ao Poder Executivo e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que faça a perfuração de um poço artesiano, construa um castelo com aquisição de caixa d'água de 5 mil litros. O militar conferiu in loco as necessidades desses serviços.

Para comunidade Palhal no Caburi, o parlamentar apresentou Indicação ao gestor Municipal e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no qual solicita a construção de um castelo com caixa d'água de 10 mil litros para atender os comunitários que precisam armazenar esse líquido tão precioso. Através de Requerimento, o edil solicitou da coordenação de Iluminação Pública que faça a manutenção das luminárias do quadro da respectiva comunidade.

O líder do governo Municipal, visitou a região do Buiuçu até o Panauarú e constatou que precisa ser implantado o programa Salta-Z nessas localidades. Os ribeirinhos não têm água de qualidade e se deslocam até rio para pegar água barrenta para todos os serviços, vindo assim comprometer a qualidade de vida dos moradores.

Em visita a comunidade Monte Sinai do Jará no Rio Uaicurapá. Cabo Linhares solicitou por meio de documento que, a Prefeitura Municipal de Parintins e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), faça a perfuração de um poço artesiano, a construção de um castelo com caixa d'água de 5 mil litros. Foram as reivindicações dos moradores ao militar.

Por fim, Linhares apresentou uma Indicação ao gestor Municipal que faça a reforma da escola Municipal, a construção de um castelo com caixa d'água de 5 mil litros, bem como a aquisição de uma nova bomba d'água para comunidade Gregoste. O vereador visitou os moradores e constatou esses problemas que a comunidade enfrenta nos dias atuais. Segundo o militar, esses são os frutos das viagens na zona Rural para conhecer a realidade dos comunitários. Todas as proposituras foram aprovadas por unanimidade.