Câmara de Vereadores promove Audiência Pública para esclarecer implantação do Prosai Parintins

por Mayara Carneiro publicado 06/06/2023 14h11, última modificação 06/06/2023 14h11 Texto: Mayara Carneiro - Foto: Simone Brandão / Assessoria de Imprensa da CMP
Durante a Audiência Pública, os participantes indagaram detalhes minuciosos sobre o processo de implantação do Prosai e os impactos das obras. Assim como também apresentaram sugestões para melhorar o programa.

A Câmara Municipal de Parintins promoveu nesta terça-feira, 06 de junho, uma importante Audiência Pública com a equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Estado do Amazonas. A pauta da audiência foi esclarecer o processo de implantação do Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai Parintins). 

O debate aconteceu no Plenário Raimundo Almada, sob o comando do presidente da Câmara Alex Garcia (PSD). A Audiência Pública é de autoria da vereadora Vanessa Gonçalves (PP), segunda-secretária da Casa Legislativa. 

Estiveram presentes compondo a mesa dos trabalhos o Engenheiro Civil Marcellus Campêlo, Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e Coordenador Executivo da UGPE; o Prefeito de Parintins, Bi Garcia (UB); a Secretária Executiva da SEDURB, Danielle Jaime; o Subcoordenador de Planejamento, Leonardo Barbosa; a Subcoordenadora Setorial de Projetos Sociais, Viviane Dutra; o Subcoordenador Setorial de Projetos Ambientais, Otacílio Cardoso Júnior; o Subcoordenador Jurídico e de Relações Institucionais, Francisco Soares; e o Subcoordenador de Engenharia, João Benaion.   

Participaram do evento vereadores; representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE); da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB); da Casa Militar; Defesa Civil; do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); professores e alunos do IFAM/Campus Parintins; representantes da UFAM e UEA; da Defensoria Pública do Estado do Amazonas; entre outras equipes do Governo do Estado do Amazonas; bem como a população local e autoridades civis e militares. 

Para Vanessa Gonçalves, vereadora autora da propositura, hoje é um dia de grande expectativa para a população parintinense. A parlamentar frisou que o Prosai é grandioso e necessário para Parintins, haja vista que tem o objetivo de solucionar problemas ambientais, promover a requalificação urbanística, levar saneamento e soluções de moradias para o município. 

O Secretário Marcellus Campêlo esclareceu diversos pontos sobre o processo de implantação do Prosai Parintins, como a importância do programa; desafios enfrentados; ações já realizadas; áreas de intervenção; número de famílias beneficiadas; empregos gerados; participação social; investimentos; entre outros aspectos. Secretário Marcellus também destacou a necessidade da participação da população local na Consulta Pública sobre o Prosai. 

A Consulta Pública acontecerá no dia 07 de junho, no Auditório do Colégio Batista de Parintins, nos horários de 08 às 12h e das 14 às 18h, e tem como finalidade apresentar à sociedade as ações a serem desenvolvidas pelo programa, além de abrir espaço para um amplo debate com a população parintinense, órgãos e instituições do município. 

O presidente da Câmara, Alex Garcia, enfatizou em seu discurso vários pontos a serem analisados para o fortalecimento do processo de implantação do Prosai. Indicou a criação de um canal de comunicação como o WhatsApp, para questionamentos e dúvidas da população; elencou a importância das empresas responsáveis pelas obras priorizarem o comércio local para aquecer a economia; e a necessidade de envolver ainda mais nesse projeto as Universidades instaladas em Parintins. 

Durante a Audiência Pública, os participantes indagaram detalhes minuciosos sobre o processo de implantação do Prosai e os impactos das obras. Assim como também apresentaram sugestões para melhorar o programa.

 

Prosai Parintins - Informações da UGPE 

O Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai Parintins), coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, contempla soluções ambientais de saneamento básico, infraestrutura e moradia para áreas alagadiças da cidade, impactando na vida das cerca de 80 mil pessoas que moram na área urbana do município. 

O programa vai retirar 1.135 famílias de áreas alagadiças de risco, promovendo a requalificação dos espaços com drenagem e mobilidade urbana, através de sistema viário, recuperação ambiental, além de dotar os locais de intervenção com parques, praças, ciclovias e equipamentos de apoio social.