Câmara de Parintins promove palestra sobre Saúde Mental do Servidor Público em apoio ao Setembro Amarelo

por Mayara Carneiro publicado 28/09/2023 14h42, última modificação 28/09/2023 14h42 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão
A psicóloga Priscila Pinheiro de Souza conduziu uma palestra dinâmica e interativa abordando questões fundamentais para a saúde mental dos servidores.

Na manhã desta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Parintins se uniu à campanha do Setembro Amarelo promovendo uma palestra com o tema "Saúde Mental do Servidor Público". O evento, ministrado pela Psicóloga Priscila Pinheiro de Souza, que atua no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Parintins, reuniu vereadores e servidores públicos do legislativo parintinense. 

A psicóloga Priscila Pinheiro de Souza conduziu uma palestra dinâmica e interativa abordando questões fundamentais para a saúde mental dos servidores. Durante sua apresentação, destacou as principais doenças mentais associadas ao ambiente de trabalho, fornecendo orientações sobre como promover o bem-estar psicológico. Ela mencionou a depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse ocupacional e síndrome de Burnout como as principais condições mentais relacionadas ao trabalho. 

Entre as recomendações para cuidar da saúde mental, a psicóloga aconselhou os servidores a reduzirem os fatores de estresse em suas vidas, como o excesso de informações provenientes da mídia e o uso exagerado de dispositivos móveis e redes sociais. Além disso, incentivou a criação de uma rotina de atividades físicas, a incorporação de momentos de lazer na agenda e a prática do autocuidado, com atenção para evitar excessos. 

A vereadora Vanessa Gonçalves (PP), segunda secretária da mesa diretora, enfatizou que a palestra reforça a importância de abordar questões relacionadas à saúde mental, especialmente no contexto do serviço público. “Como membro da mesa diretora desta casa legislativa, reforçamos o compromisso da Câmara Municipal de Parintins em apoiar o Setembro Amarelo, uma campanha que visa a conscientização e prevenção do suicídio”, afirmou Vanessa. 

Como parte das ações de apoio à causa, a Câmara Municipal adotou medidas simbólicas, como a iluminação especial do edifício da instituição na cor amarela, como forma de destacar a importância da conscientização em relação à saúde mental. Além da realização de uma Sessão Especial, dedicada à conscientização e prevenção do suicídio, de autoria Presidente da Câmara, vereador Alex Garcia (PSD).