Câmara de Parintins promove diálogo entre Direção do Hospital Padre Colombo, Prefeitura e SES-AM

por Mayara Carneiro publicado 07/10/2021 19h14, última modificação 07/10/2021 19h14 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Yuri Pinheiro
O diálogo contou com a participação de Vereadores, Prefeito Municipal, Direção do Hospital, Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, Secretários Municipais e Estaduais, autoridades civis e população em geral.

Nesta quinta-feira, 07 de outubro, a Câmara Municipal de Parintins promoveu Audiência Pública com a finalidade de discutir sobre o fechamento do Hospital Padre Colombo e os impactos para a população parintinense. Ao comando do Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL), o diálogo contou com a participação de Vereadores, Prefeito Municipal, Direção do Hospital, Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, Secretários Municipais e Estaduais, autoridades civis e população em geral. 

Após todas as considerações expostas durante o diálogo, ficou decidido que o Hospital Padre Colombo passará por um processo de reforma e reorganização de sua estrutura física, para ampliar os atendimentos aos cidadãos parintinenses e melhorar as condições de trabalho dos funcionários. 

No período de reestruturação do HPC, a Prefeitura Municipal de Parintins promoverá todos os atendimentos de saúde de urgência e emergência no Hospital Jofre Cohen e na Unidade Básica de Saúde do Bumbódromo. Os procedimentos não causarão prejuízos aos serviços disponibilizados à população da zona urbana e rural. 

Todos os recursos humanos, insumos e equipamentos necessários serão direcionados ao Hospital Jofre Cohen, para que nenhum cidadão parintinense fique sem atendimento médico enquanto são executados os trabalhos de reforma. 

Durante a discussão na Câmara, foi esclarecido que os problemas que culminaram com o fechamento do Hospital Padre Colombo e a suspensão de suas atividades não foi a falta de recursos e investimentos por parte do Município e/ou Governo do Estado do Amazonas, mas sim a necessidade de uma reforma e melhoria da estrutura desta unidade hospitalar. 

O Vereador Massilon Cursino (Republicanos), autor da propositura, destacou que a união e o diálogo foram decisivos para o desfecho conciliatório e resolutivo do assunto. 

O Presidente da Câmara Mateus Assayag ressaltou sua preocupação com a prestação de um serviço público de saúde de qualidade e eficiente aos parintinenses, por compreender a importância desse sistema à população. Assayag registrou que nenhum cidadão de Parintins deixará de ser atendido no Jofre Cohen, principalmente gestantes e crianças. 

O Prefeito de Parintins Bi Garcia (DEM) destacou que a bandeira de sua administração é cuidar bem das pessoas e que ninguém ficará sem atendimento médico em Parintins durante sua gestão. O prefeito disse que sempre foi a favor do diálogo e buscou, todas as vezes que procurado, soluções para o funcionamento da unidade de saúde. 

A mesa de trabalho foi composta também pelo Prefeito de Parintins Bi Garcia; Bispo da Diocese de Parintins, Dom Giuliano Frigenni; Secretário Municipal de Saúde, Clerton Florêncio; Dra. Lívia Azevedo de Carvalho, Defensora Pública; Marcelo Biratães, Promotor de Justiça; Padre Mauro Romanello, Procurador-Geral do Hospital Pe. Colombo e José Augusto Ferreira, representante do Conselho Municipal de Saúde. 

Participaram com acesso remoto o Secretário Executivo Adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde, Cássio Roberto Espírito Santo, e Jani Kenta Iwata, Secretário Executivo de Assistência da Capital, da SES-AM. Os Vereadores Afonso Caburi (DEM), Alex Garcia (PSD), Babá Tupinambá (PDT), Brena Dianná (PSD), Cabo Linhares (PSL), Flávio Farias (PSC), Márcia Baranda (MDB), Massilon Cursino (Republicanos), Naldo Lima (Solidariedade) e Vanessa Gonçalves (PP) também participaram do debate.