Câmara de Parintins presta homenagem aos Psicólogos em Sessão Especial
Na manhã desta quarta-feira, 27 de agosto, a Câmara Municipal de Parintins realizou uma Sessão Especial em homenagem aos profissionais da Psicologia, em alusão ao Dia do Psicólogo, comemorado hoje em todo o país. A iniciativa foi do vereador Telo Pinto e aconteceu no Plenário Raimundo Almada, reunindo psicólogos, autoridades locais, representantes da saúde e da educação, além da sociedade civil.
Durante a solenidade, foi ressaltada a importância do cuidado integral promovido pelos Psicólogos, especialmente diante dos desafios emocionais e sociais enfrentados por crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os profissionais homenageados atuam em áreas essenciais como educação, saúde pública, assistência social e orientação comunitária, contribuindo diretamente para o fortalecimento da qualidade de vida e o desenvolvimento humano.
Compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Câmara, vereador Cabo Linhares; as psicólogas Tharzia Ferreira, Fernanda da Silva e Andréa Brelaz; o psicólogo André Acauan; a secretária da SEMASTH, Zeila Cardoso; e a assessora técnica Daízes Pimentel, representando a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
Durante a cerimônia, foram entregues moções de aplausos aos homenageados, representantes da categoria, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à área da Psicologia no município de Parintins.
Em seu discurso, Telo enfatizou a relevância histórica de ser a primeira Sessão Especial em homenagem aos psicólogos na Casa Legislativa e sua satisfação, enquanto homem público, em ser o propositor. Ao parabenizar os profissionais, frisou o papel da psicologia no enfrentamento a transtornos emocionais e superação de desafios pelas famílias. Reiterou a carência de psicólogos em instituições como a Polícia Militar, as quais necessitam desse apoio especializado e ressaltou seu pedido por este profissional para cada escola do município.
A psicóloga Tharzia Ferreira, que atua na 2ª Vara da Comarca de Parintins, destacou a importância da homenagem e do momento, que permitiu não apenas reconhecer o papel dos profissionais da Psicologia, mas também refletir sobre a valorização salarial e a necessidade de cuidado com esses trabalhadores. "Quem cuida de quem cuida? Como estamos cuidando de nós mesmos? Apesar da importância vital desses profissionais, a valorização da Psicologia ainda é uma questão pendente em nossa sociedade. É fundamental que o piso salarial da categoria seja adequadamente reconhecido, e que se reavalie a carga horária de trabalho imposta aos psicólogos. Além disso, é imprescindível buscarmos ambientes de trabalho adequados para o exercício da profissão", afirmou Tharzia.
A Câmara Municipal reforçou ainda o reconhecimento ao papel decisivo dos psicólogos no atendimento à população, seja por meio dos serviços públicos de saúde mental, nas escolas, em programas de assistência social ou no atendimento clínico particular. A solenidade foi marcada por discursos de gratidão e pela reafirmação do compromisso do legislativo municipal em apoiar e valorizar o trabalho desses profissionais que cuidam da saúde emocional da sociedade parintinense.