Câmara de Parintins ilumina prédio em apoio às campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo

por Mayara Carneiro publicado 16/01/2026 12h38, última modificação 16/01/2026 12h38 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Kilmer Lima
Ações reforçam a conscientização sobre saúde mental e o combate à hanseníase.
Câmara de Parintins ilumina prédio em apoio às campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo

Câmara Municipal de Parintins

Como forma de apoiar as campanhas mensais voltadas à promoção da saúde e à conscientização da população, a Câmara Municipal de Parintins está iluminada nas cores alusivas ao Janeiro Branco e ao Janeiro Roxo, demonstrando o compromisso do Parlamento Municipal com importantes causas de saúde pública. 

O Janeiro Branco tem como foco a promoção da saúde mental e emocional, incentivando o diálogo, a prevenção e o cuidado com a mente. Já o Janeiro Roxo é dedicado ao combate à hanseníase (lepra), uma doença infecciosa que pode causar manchas e placas na pele e que, quando diagnosticada precocemente, tem tratamento e cura. O último domingo do mês de janeiro marca o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase. 

A iniciativa reforça o papel da Câmara como instituição que contribui para a conscientização da população e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao bem-estar social. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Cabo Linhares, o Parlamento tem a responsabilidade de dar visibilidade a causas que impactam diretamente a vida da população. “Apoiar campanhas como o Janeiro Branco e o Janeiro Roxo é reafirmar nosso compromisso com a saúde, a prevenção e a informação. A iluminação do prédio é um símbolo desse apoio e queremos seguir fortalecendo essas ações ao longo do ano”, destacou. 

Segundo a vice-presidente da Câmara, vereadora Márcia Baranda, a Casa Legislativa adotará, mensalmente, as cores das campanhas de conscientização ao longo de 2026, acompanhadas também de atividades correlatas. “Nosso objetivo é ampliar o debate, envolver a sociedade e contribuir para a construção de uma cidade mais informada, consciente e acolhedora”, afirmou.