Câmara de Parintins homenageia Igreja Assembleia de Deus pelos 71 anos no município

por clely — publicado 31/10/2019 19h00, última modificação 01/11/2019 13h34 Texto: Clely Ferreira - Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Com louvores, neste dia 31 de outubro foram celebrados os 71 anos da Igreja Assembleia de Deus no município na Câmara Municipal de Parintins. A homenagem foi realizada em Sessão Especial de autoria do vereador Renei Mocambo (PL), solicitada por meio do Requerimento nº 385/ 2019, no dia de 22 outubro.

Com louvores, neste dia 31 de outubro foram celebrados os 71 anos da Igreja Assembleia de Deus no município. Em data histórica para os cristãos de todo o Brasil – o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho - ocorreu a Sessão Solene na Câmara Municipal de Parintins.

A homenagem foi autoria do vereador Renei Mocambo (PL). O parlamentar solicitou o evento por meio do Requerimento nº 385/2019, no dia de 22 outubro, o qual foi lido no ato pelo vereador Gelson Moraes (PSD).

Junto ao autor da propositura, compuseram a Mesa de Autoridades o Vice-Presidente da Câmara, vereador Tião Teixeira (PTB), o Presidente da Assembleia de Deus e da Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Parintins (APALEPIN), Pastor Gláucio Douglas da Silva Pinto, a Pastora Francilene Pinto, o obreiro auxiliar Carlos Augusto das Neves, a Professora e Diaconisa Elcy Barbosa da Silva de Aguiar, o diácono Sebastião Sanches e o prefeito em exercício Tony Medeiros (PSD).

Há 108 anos, o movimento cristão chegou na Região Norte, em Belém, estado do Pará, por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg. Em Parintins, a evangelização assembleiana iniciou através de missionários paraenses e nordestinos. Em 1948, após Convenção Estadual da Assembleia de Deus do Pará foi fundada oficialmente a primeira igreja no município, com a vinda do Pastor Manoel Nilo de Souza.

Durante a Sessão, foram mencionados os nomes de famílias pioneiras na missão evangélica.  O lugar dos primeiros cultos foi ao ar livre em residência na esquina das ruas Paes de Andrade e Getúlio Vargas.

Nos depoimentos, pontuou-se a expansão da igreja, o surgimento de congregações e a construção do Grande Templo, que teve as primeiras escavações para os alicerces de sustentação no ano 2000 e foi inaugurada em 2012. Com isso, foram enfatizadas as alegrias e muitas lágrimas, com momentos de lutas e adversidades os quais muitos passaram para a propagação do evangelho.

Referente ao novo Templo, o vereador Renei Mocambo exaltou a contribuição do pastor Jurandir da Costa Pinto. O parlamentar destacou também o compromisso missionário da Igreja e sua forte representatividade em comunidades rurais e que é grande parceira da sociedade do combate a problemas sociais, como drogas e violência.

“Parabéns pelo belíssimo trabalho que desenvolve aqui no município de Parintins. Hoje, se expande vários lugares na nossa região, nessa bacia amazônica e essa Casa reconhece o trabalho de vocês”, declarou o vice-presidente da Casa Legislativa. Tião Teixeira enalteceu a dedicação de missionários que deixam suas famílias para ir “aos mais longínquos lugares” e a conquista de transformação de vidas, por meio da mensagem do Reino de Deus.

Congregações, Escolas Bíblicas Dominicais, Encontros Anuais, Congressos, Missões, TV Boas Novas (Comunicação), Redes Sociais, Seminários e Jardim da Adoração. Estas e tantas outras obras da Igreja Assembleia de Deus receberam destaque na solenidade.

Autoridades civis, eclesiásticas e do público em geral estiveram presentes no momento de reconhecimento da Câmara de Vereadores aos relevantes serviços prestados em pouco mais de sete décadas em solo tupinambarana.