Câmara de Parintins concede Título de Cidadão Parintinense ao Juiz Anderson Luiz Franco de Oliveira

por Mayara Carneiro publicado 05/12/2024 20h41, última modificação 05/12/2024 20h41 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Pedro Coelho
Em seu discurso, o vereador Mateus Assayag, autor da propositura, destacou que a homenagem é um reflexo do respeito e da gratidão que o povo parintinense tem pelo Dr. Anderson e por sua contribuição ao desenvolvimento social e jurídico da cidade de Parintins.
Câmara de Parintins concede Título de Cidadão Parintinense ao Juiz Anderson Luiz Franco de Oliveira

Sessão Solene no Plenário Raimundo Almada

A Câmara Municipal de Parintins concedeu, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o Título de Cidadão Parintinense ao Juiz de Direito da Comarca de Parintins, Anderson Luiz Franco de Oliveira. A honraria reconhece os relevantes serviços prestados pelo magistrado à Ilha Tupinambarana. A Sessão Solene, proposta pelo vereador Mateus Assayag (PSD), foi realizada no Plenário Raimundo Almada e presidida pelo presidente da Câmara, Alex Garcia (PSD). 

Dr. Anderson, em seus sete anos de atuação em Parintins, desempenhou funções de destaque, como Juiz da 3ª Vara, Juiz Eleitoral nas eleições para os Poderes Executivo e Legislativo estaduais e Diretor do Fórum Desembargador Raimundo Vidal Pessoa. Sua dedicação e contribuição para o fortalecimento da Justiça local foram amplamente enaltecidas durante a cerimônia. 

A solenidade contou com a presença do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), da vereadora Vanessa Gonçalves (MDB), dos vereadores Fernando Menezes (Republicanos), Massilon Cursino (PSB) e Telo Pinto (Avante), além de advogados, familiares e amigos do homenageado. 

Na composição da mesa, estiveram presentes o Dr. André Luiz Marques Cunha Júnior, Juiz Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região; o Dr. Miguel Eduardo de Azevedo Martins Filho, Defensor Público do Estado do Amazonas; e a senhora Aline Luna Junqueira de Oliveira, esposa do homenageado. 

Em seu discurso, o vereador Mateus Assayag, autor da propositura, destacou que a homenagem é um reflexo do respeito e da gratidão que o povo parintinense tem pelo Dr. Anderson e por sua contribuição ao desenvolvimento social e jurídico da cidade de Parintins. "Hoje é um dia histórico para todos nós, pois reconhecemos, por meio do Título de Cidadão Parintinense, o trabalho incansável e a dedicação do Dr. Anderson à nossa cidade”, afirmou Assayag. 

O prefeito de Parintins, Bi Garcia, destacou que não poderia deixar de participar deste momento tão especial, em que a cidade acolhe como filho alguém que escolheu esta terra para trabalhar, morar, amar e contribuir com seu desenvolvimento. 

O presidente da Câmara, Alex Garcia, ressaltou que a atuação do homenageado como Juiz de Direito da Comarca de Parintins tem sido marcada pelo compromisso com a justiça, pela imparcialidade e pelo cuidado em garantir os direitos da população parintinense. 

Anderson Luiz Franco de Oliveira expressou sua gratidão aos vereadores pela honraria e à população de Parintins pelo carinho e acolhimento ao longo dos anos. Durante seu discurso, o juiz destacou que, entre tantas comarcas, escolheu Parintins por considerá-la uma cidade tranquila e acolhedora, ideal para conciliar sua vida profissional com a familiar. 

A conexão com a cidade foi tão significativa que sua esposa decidiu empreender, inaugurando uma loja de doces e bolos. Além disso, ela fundou uma escola de confeitaria, onde ministra diversos cursos, contribuindo para a capacitação e o empreendedorismo local. 

“Confesso que hoje é um dos dias mais emocionantes da minha vida, e isso significa muito para mim. É uma honra e um privilégio me tornar parintinense. A energia que emana deste lugar nos envolveu, nos acolheu e tomou conta das nossas emoções. É realmente um privilégio morar em Parintins”, afirmou o Dr. Anderson, o mais novo cidadão parintinense. 

Reconhecido por sua dedicação e compromisso com a magistratura, Dr. Anderson foi promovido por merecimento para a vaga que ocupa atualmente no 1º Juizado Especial Cível e Criminal. Sua atuação exemplar tem lhe rendido importantes reconhecimentos, como o Selo Ouro, concedido regularmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo cumprimento das metas estabelecidas pelo órgão.