Câmara de Parintins celebra 90 anos da Imigração Japonesa e ressalta contribuição no desenvolvimento do município

por Mayara Carneiro publicado 19/10/2021 15h16, última modificação 19/10/2021 15h16 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Pedro Coelho
De autoria do Presidente da Câmara Mateus Assayag, a solenidade histórica reconheceu a relevante contribuição da colônia japonesa no progresso do município e a importância da preservação da história e da memória dos imigrantes na região.

Reconhecimento, alegria e emoção marcaram a Sessão Comemorativa em homenagem aos 90 anos da Imigração Japonesa dos Koutakuseis em Parintins, realizada pelo Poder Legislativo Parintinense neste dia 19 de outubro de 2021. A solenidade histórica aconteceu no Plenário Raimundo Almada e contou com a participação de membros do Consulado do Japão em Manaus. 

Regada de participações especiais, a Sessão emocionou ao público presente. Os Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido e alunos da Escola Estadual Ryota Oyama, do Centro de Educação Tadashi Inomata e alunos de Língua Japonesa da Associação Nipo–Brasileira de Parintins, em apresentações distintas, renderam homenagens às famílias nipônicas. Um Vídeo contando a história da imigração japonesa no município também foi exposto. 

O Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL), Vereador autor da propositura, reconhece e agradece a magnífica contribuição econômica, social e cultural dos japoneses no ciclo de desenvolvimento do município. Segundo ele, a colônia japonesa marcou a história de Parintins e até os dias atuais traz significativas contribuições ao povo parintinense. 

“Precisamos olhar para trás e para o hoje e ver tudo o que a colônia japonesa fez por Parintins, pelo nosso povo, e continua fazendo. O tempo da Juta foi um período muito bom da economia e aconteceu pela vinda, pela tradição e sabedoria do povo japonês que se instalou na Vila Amazônia. Todos nós temos noção da dimensão do que foi aquele tempo pra Parintins”, destacou Mateus. 

O Cônsul-Geral do Japão em Manaus, Masahiro Ogino, agradeceu ao povo parintinense pela aceitação e pela simpatia com os imigrantes japoneses, desde aquela época e até hoje. “É um momento de imensa alegria e orgulho para mim como Cônsul-Geral do Japão, em poder participar desta Sessão Comemorativa em homenagem aos 90 anos da Imigração Japonesa dos Koutakuseis em Parintins. Agradeço aos Vereadores pela iniciativa em organizar essa Sessão, é muito significativa essa homenagem nesse lugar. De coração, muito obrigado”, afirmou Ogino. 

José Elizeu Sena Inomata, Presidente da Associação Nipo-Brasileira de Parintins, enalteceu a importância das atividades desta unidade para que a cultura e a língua japonesa não se percam no tempo, sendo uma luta constante para prosseguir com essa história. A Associação fez, durante o evento, a entrega de Certificados Comemorativos aos 90 anos da imigração às famílias japonesas do município. Dois deles foram entregues aos Senhores Roberto e Almir, representantes da Família Kimura. 

As Vereadoras Márcia Baranda e Vanessa Gonçalves e os Vereadores Afonso Caburi, Alex Garcia, Babá Tupinambá, Cabo Linhares, Fernando Menezes, Massilon Cursino, Naldo Lima e Telo Pinto também prestigiaram a solenidade, assim como o Major PM Leandro Moreira da Silva, Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins; o Capitão-Tenente da Marinha André Luís Alves Vieira; a Secretária Municipal de Cultura Karla Viana; autoridades civis e a população em geral.