Câmara de Parintins celebra 70 anos do Colégio Batista e homenageia Professor Eduardo Lessa Júnior com Título de Cidadania

por Mayara Carneiro publicado 16/05/2025 14h31, última modificação 16/05/2025 14h31 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Kilmer Lima
Solenidade realizada no templo da Primeira Igreja Batista destacou o legado educacional e social da instituição e dos fundadores da escola, além de reconhecer o trabalho do professor e ex-vereador em prol da educação parintinense.
Câmara de Parintins celebra 70 anos do Colégio Batista e homenageia Professor Eduardo Lessa Júnior com Título de Cidadania

Sessão Especial da Câmara de Parintins

Na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, a Câmara Municipal de Parintins realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 70 anos de fundação do Colégio Batista de Parintins (CBP) e concedeu o Título de Cidadania Parintinense ao professor e pedagogo Eduardo França Lessa Júnior, por sua relevante trajetória em defesa da educação e dos valores comunitários. A cerimônia, proposta pelo vereador Azamor Pessoa, foi presidida pela presidente em exercício da Casa Legislativa, vereadora Márcia Baranda, e ocorreu no templo da Primeira Igreja Batista de Parintins, local que simboliza a origem de um dos maiores legados educacionais e religiosos do Baixo Amazonas. 

O professor Eduardo França Lessa Júnior também foi agraciado com a Comenda do Mérito Legislativo “Medalha Raimundo Almada”, concedida por iniciativa do vereador Babá Tupinambá. 

Compuseram a mesa dos trabalhos os vereadores Azamor Pessoa, Babá Tupinambá, Fábio Cardoso e Julvan Medeiros, além do gestor do Colégio Batista de Parintins, Paulo Archanjo, e da coordenadora regional da Seduc, Dilceane Bentes. Alunos, professores e servidores do CBP também prestigiaram a solenidade. 

Fundado em 1º de maio de 1955 pelo Pastor Eduardo França Lessa e por sua esposa Eglantina Brelaz Lessa, o Colégio Batista de Parintins completa sete décadas de serviços prestados à formação acadêmica, espiritual e cidadã de milhares de parintinenses. A escola é reconhecida por seu papel fundamental na história educacional da cidade e por sua influência na vida de diversas gerações. 

Durante a solenidade, o legislativo municipal também celebrou a história de vida do professor Eduardo França Lessa Júnior, filho dos fundadores do CBP e da Primeira Igreja Batista. Ex-vereador e ex-secretário municipal de educação, ele foi homenageado com o título de cidadão parintinense, reforçando o reconhecimento da cidade a um de seus mais dedicados educadores e líderes comunitários. 

Em seu pronunciamento, o vereador Azamor Pessoa afirmou que hoje é um dia de gratidão e reconhecimento. “Celebramos o legado de uma escola que formou cidadãos, líderes e profissionais que transformaram Parintins. E é com orgulho que homenageamos o professor Eduardo Lessa Júnior, que seguiu os passos de seus pais e dedicou sua vida à educação, à fé e ao bem coletivo. Parintins reconhece hoje o valor de sua história e o acolhe, oficialmente, como filho desta terra”, destacou o autor da propositura. 

Para a presidente da Câmara em exercício, vereadora Márcia Baranda, o Colégio Batista de Parintins não é apenas uma escola, é um símbolo de compromisso com a educação e com a formação de valores que moldaram a identidade do nosso povo. “E é com imensa honra que esta Casa Legislativa presta tributo a um dos seus pilares, o professor Eduardo Lessa Júnior, cuja vida é um exemplo de dedicação, ética e serviço ao nosso município. O título de cidadão parintinense é mais do que merecido, é uma justa celebração de uma trajetória inspiradora”, afirmou a parlamentar. 

Para o vereador Babá Tupinambá, autor da propositura que concedeu a “Medalha Raimundo Almada” ao homenageado, a honraria representa um justo reconhecimento a quem tanto contribui para o desenvolvimento intelectual e social de Parintins. “É uma honra conceder a Medalha Raimundo Almada ao professor Eduardo França Lessa Júnior, cuja trajetória é marcada pelo compromisso com a educação e pelo impacto positivo na formação de nossos jovens”, afirmou. 

Riana Tavares Pinto, aluna e representante do corpo discente do Colégio Batista de Parintins, destacou o papel da instituição na formação cidadã. “O CBP tem sido uma referência em nossa cidade, formando cidadãos comprometidos com o bem coletivo, guiados pelo amor, respeito, liberdade, responsabilidade e fé. Tenho orgulho de fazer parte dessa história. Agradeço à Câmara por reconhecer a importância da nossa escola e a toda a família Brelaz Lessa. Uma vez CBP, sempre CBP”, declarou. 

O professor Evandro Araújo, representando o corpo docente, ressaltou a trajetória da instituição e seu impacto além do ensino em sala de aula. “Somos páginas vivas de uma história construída com amor à educação. Olhar para trás e perceber que fizemos parte de algo que vai muito além da sala de aula é motivo de orgulho. Que os próximos 70 anos sejam ainda mais frutíferos, um solo fértil onde sementes de sabedoria e amor ao próximo floresçam com abundância”, afirmou. 

A professora Sara Gomes, uma das grandes colaboradoras do Colégio Batista de Parintins, representou todos os que fazem parte da história da instituição. Presente na escola desde 1967, ela destacou a importância da data. “Esta é uma ocasião especial, pois celebramos os 70 anos do Colégio Batista de Parintins. Ao longo desse tempo, muitas transformações aconteceram neste ambiente escolar, sempre pautado em valores cristãos e em uma educação que preza pela qualidade e pela visão de um futuro promissor. É uma instituição responsável pela formação de cidadãos comprometidos com o bem comum. Ingressei no colégio em 1967 e tive a honra de trabalhar ao lado do pastor Lessa”, relembrou. 

Em seu discurso, o professor Eduardo França Lessa Júnior destacou que receber este título é uma emoção que não se explica com palavras. “Parintins é a cidade onde nasci para o servir, onde cresci aprendendo com meus pais o valor do trabalho, da fé e da educação. Agradeço profundamente a esta Câmara Municipal por este reconhecimento, que divido com minha família, com todos os professores, alunos e colaboradores do Colégio Batista, e com aqueles que, ao longo desses anos, caminharam conosco nessa missão de transformar vidas”, concluiu o homenageado.