Câmara concede Título de Cidadania Parintinense à Irmã Iracema, gestora do Colégio do Carmo

por Mayara Carneiro publicado 21/10/2023 01h33, última modificação 21/10/2023 01h33 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão
A concessão do Título de Cidadania Parintinense é uma forma do legislativo evidenciar a estima da comunidade local pelo incansável trabalho em prol da educação liderado por Irmã Maria Iracema Oliveira de Lima.

Foto: Simone Brandão

A Câmara Municipal de Parintins realizou nesta sexta-feira, 20, no Auditório do Colégio Batista, uma Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadania Parintinense à Irmã Maria Iracema Oliveira de Lima, Gestora do Colégio Nossa Senhora do Carmo. O reconhecimento foi concedido em virtude dos relevantes serviços prestados à comunidade, por meio da educação.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Alex Garcia (PSD), autor da propositura. As vereadoras Brena Dianná (UB), Márcia Baranda (MDB) e Vanessa Gonçalves (PP), o vereador Massilon Cursino (Republicanos), autoridades locais e eclesiásticas, servidores da área da educação, professores, alunos e funcionários do Colégio Nossa Senhora do Carmo estiveram presentes, tornando o evento ainda mais significativo.

Estiveram presentes compondo a mesa dos trabalhos, o Secretário Municipal de Saúde, Clerton Rodrigues; o Bispo Emérito Dom Giuliano Frigeni; o Vigário Geral da Diocese de Parintins, Padre Dourival Nascimento; o Tenente da Polícia Militar, Gildo Assis; a 2ª Tenente do Corpo de Bombeiros, Lilian Barreto; e a Coordenadora Regional de Educação de Parintins (Seduc), Dilceane Bentes.

No início da solenidade, o Hino Nacional foi entoado pelo coral do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Um vídeo biográfico, contando a história da homenageada, juntamente com diversas apresentações especiais de alunos, também emocionou o público presente.

Durante a cerimônia, os discursos de reconhecimento e gratidão à homenageada marcaram o momento. O presidente Alex Garcia enfatizou a importância desse gesto de reconhecimento, destacando o papel fundamental desempenhado por Irmã Maria Iracema na comunidade parintinense.

"Como ex-aluno do Colégio Nossa Senhora do Carmo, é uma alegria e uma enorme honra poder homenageá-la e prestigiá-la em vida. Uma mulher que já impactou e transformou a vida de milhares de parintinenses, e continua contribuindo significativamente para o futuro de nossa comunidade. Irmã Iracema, muito obrigado por sua dedicação diária", afirmou Alex.

"É hora de colher os frutos de uma vida inteira de dedicação", começou a aluna Emanoela em seu discurso, enfatizando que o reconhecimento e agradecimento que ela expressa ao representar todos os alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo, no turno noturno, são um tributo à dedicação de toda a vida de Irmã Iracema em ensinar e servir.

O Secretário Municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, representou o Poder Executivo Municipal na solenidade. Clerton parabenizou o Legislativo por este reconhecimento e destacou em seu discurso que hoje é um dia especial para Parintins, devido à importância do trabalho desempenhado pela homenageada. Ele afirmou que a Irmã Iracema desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da Ilha Tupinambarana, especialmente na área da educação.

Emocionada, a mais nova Cidadã Parintinense, Irmã Maria Iracema, fez um singelo discurso e expressou sua profunda gratidão ao poder legislativo parintinense pela honraria, em nome do presidente Alex Garcia, e por todas as homenagens recebidas neste dia. Ela compartilhou detalhes de sua jornada de vida até chegar a Parintins e destacou o amor que nutre por essa terra.

"Estou aqui para cumprir minha missão, e quero agradecer a todos os amigos que fiz ao longo dessa jornada e história. Deixo aqui minha dedicação a todas as pessoas que estiveram ao meu lado durante a construção da minha cidadania parintinense, pois o sucesso de minha missão é resultado de diversas parcerias. Por fim, expresso minha profunda gratidão a Deus por este momento e agradeço pela atenção especial. Eu sou Garanchosa e amo de coração a cultura de Parintins. Garanchoso é a nossa paixão", afirmou Irmã Iracema.